INSS segue fechado no TO e assegurados não conseguem atendimento remoto: ‘Falam para continuar tentando’


Agências estão fechadas desde março, quando começou a pandemia do novo coronavírus. INSS no Tocantins continua com as portas fechadas e serviços estão paralisaados
Os moradores que precisam de atendimento do INSS continuam sem solução e com pendências para resolver. Nesta segunda-feira (28), a unidade de Palmas amanheceu fechada. O serviço de perícia médica ainda não está sendo realizado e os assegurados reclamam. “Falam para continuar tentando” , disse uma mulher que tenta marcar uma perícia. (Veja o vídeo)
A auxiliar de serviços gerais, Aline Sanches, conta que tenta realizar uma perícia há mais de um mês. “Eu marquei uma perícia dia 15 do mês passado e eu vim aqui. Esperei resposta, não me retornaram. Então me desloquei até aqui para saber se vai ter atendimento. Para minha surpresa está completamente fechado”, disse Aline.
A administradora de empresas Leda Florêncio foi à agência levando os papéis solicitados para dar continuidade ao pedido de aposentadoria. A data para a entrega foi agendada pelo 153 ainda no mês de maio e só agora ela conseguiu entregar a documentação.
“Só tem as urnas lá fora e um pessoal para dar informação. O pessoal lá de dentro a gente chama, eles saem para dar informação. Só isso”, disse.
Nenhuma das agências do INSS no Tocantins aderiu a reabertura em 14 de setembro. Em outros estados as agências já estão abertas há 15 dias e até agora a superintendência do órgão não apresentou uma data prevista para o retorno.
Segundo a superintendência regional, o atendimento não foi retomado no estado porque o processo para aquisição dos materiais de proteção individual não foi concluído. Enquanto isso, o atendimento continua de forma remota: pelo telefone 153 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Mas alguns assegurados não conseguem resolver as demandas de forma virtual e continua na fila de espera. Esse é o caso da dona de casa Andreia Sousa.
“Tem um mês que eu luto para marcar uma perícia pelo aplicativo e eu não consigo marcar. A gente liga e a única coisa que eles falam é para continuar tentando. Ele é hipertenso, toma quatro tipos de remédios caros e esse remédio vai ser comprado com o que agora, se o auxilio dele cortou?”
A mulher diz que a situação da família é complicada. “Ele não tem condição de trabalhar, não fez a cirurgia devido a pandemia que não permite fazer cirurgia eletiva agora”, disse Andreia.
As agências do INSS foram fechadas em março deste ano, no início da pandemia do novo coronavírus. Neste período foram marcadas pelo menos quatro datas para reabertura e todas foram adiadas, a última foi 14 de setembro.
No dia, muitas pessoas procuraram as unidades do Tocantins, mas se frustraram.
O que diz o INSS
Em nota, o INSS informou que os créditos que estavam bloqueados para contenção de despesas estão sendo liberados para que as atividades possam ser retomadas, mas orientou a população para não comparecer nas agências enquanto não estiverem prontas.
A data de reabertura ainda não foi divulgada.
Moradores não são atendidos no INSS em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.