Torres com sirenes são instaladas abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado para alertar moradores sobre riscos


Sistema deve dar mais tranquilidade para população e evitar notícias falsas sobre rompimento da barragem. Estruturas estão sendo instaladas em uma extensão de dez quilômetros. Sirenes de alerta serão instaladas em torres abaixo da barragem
Investco/Divulgação
Um sistema de alerta com sirenes está sendo instalado abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, na região central do estado. De acordo com a empresa que administra a UHE, a Investco, os primeiros testes serão realizados ainda em setembro.
Serão dez torres de alerta sonoros instaladas em uma extensão de dez quilômetros no sentido da correnteza do rio. Os equipamentos vão servir para alertar a população sobre eventuais riscos relacionados ao funcionamento da usina.
A instalação do sistema começou em agosto e deve custar R$ 2,5 milhões. O projeto conta com participação da Defesa Civil Estadual e dos municípios que são impactados pela hidrelétrica.
Segundo a Investco, o sistema vai promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.
Além das sirenes, o sistema de alerta prevê a demarcação de pontos de encontro e rotas de fuga. A empresa afirmou que exercícios de simulação também devem ser programados na região pela Defesa Civil.
Como vai funcionar
A administração da UHE de Lajeado informou que as sirenes são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas. Elas poderão produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis.
Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, na sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração da EDP. O sistema funciona por sinal de rádio e satélite. Também estará integrado com a Defesa Civil, possibilitando o envio de informações em tempo real.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.