Empresas que não responderem pesquisas econômicas do IBGE podem ser multadas


De acordo com o IBGE, 1.390 empresários e contadores ainda não responderam aos questionários. Notificações estão sendo enviadas por correspondência. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está notificando empresas do estado que foram selecionadas para responder pesquisas econômicas referentes ao ano de 2019, mas ainda não enviaram as informações necessárias. São cinco questionários aplicados para empresários e firmas de contabilidade.
De acordo com o IBGE, até o momento 502 empresas responderam as pesquisas, mas ainda falta coletar os dados de outras 1.390. Quem deixar de enviar as informações não vai conseguir a certidão de quitação emitida pelo Instituto e ainda pode pagar uma multa.
As empresas que ainda não responderam a pesquisa estão sendo notificadas, desde o último dia 15, por meio de correspondência. “A legislação que ampara a atuação do IBGE tornou obrigatória a prestação de informações para fins de pesquisa, mas é necessário que o empresário se conscientize da importância dessas pesquisas para o planejamento socioeconômico do país, principalmente em tempos de pandemia”, enfatiza.
São cinco pesquisas que fazem parte do Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE: a Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa), a Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA-Produto), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), a Pesquisa Anual de Comércio (PAC) e a Pesquisa Anual de Serviços (PAS).
Os questionários servem para descrever as características básicas do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços no país e apontar as transformações ao longo do tempo.
As estatísticas vão auxiliar os próprios empresários, mostrando as tendências do mercado, o desempenho da sua área de atuação e a participação da sua atividade no Produto Interno Bruto (PIB).
Os dados prestados são confidenciais e serão utilizados apenas para fins estatísticos. Para esclarecimentos ou informações, as empresas devem entrar em contato pelos telefones: (63) 98144-0152, whatsapp business (63) 3215-1829 ou por email: angela.anes@ibge.gov.br.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.