Redemoinho gigante se forma em avenida, atrapalha trânsito e impressiona moradores em Palmas


Fenômeno atravessou avenida entre a Arne 64 (508 Norte) e a Arne 54 (408 Norte). Redemoinhos são comuns no Tocantins durante a época mais seca do ano. Moradora grava vídeo de ciclone gigante se formando na região norte de Palmas
Uma moradora de Palmas gravou o momento em que um redemoinho gigantesco se formou próximo da avenida entre a Arne 64 (508 Norte) e a Arne 54 (408 Norte). As imagens foram gravadas na tarde desta quinta-feira (17) e surpreenderam por causa da altura que o fenômeno tomou.
Quem fez as imagens foi a dona Zélia Aparecida Drumond. O vídeo mostra o redemoinho se formando em uma área verde. Ele fica bem próximo da avenida e alguns carros e motos resolveram desviar.
O fenômeno perdeu força e quase desapareceu, mas depois atravessou a pista e voltou a se formar do outro lado da avenida.
Redemoinho se formou na região norte de Palmas
Zélia Aparecida Drumond
Os redemoinhos são comuns durante o período da seca mais severa no Tocantins. O fenômeno está ligado a muitas superstições, mas têm uma explicação científica e é consequência das altas temperatura e clima seco.
“O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some”, explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.