Moradores de rua em Gurupi recebem cobrança de esgoto mesmo sem ter rede de coleta no local


Cobrança pegou moradores de surpresa em parte do setor Jardim Tocantis II. A BRK Ambiental disse que vai corrigir a fatura dos clientes. Moradores de Gurupi reclamam de taxa de esgoto em rua onde o serviço não é prestado
Moradores de Gurupi, na região sul do Tocantins, estão reclamando da cobrança de esgoto em uma rua que não tem o serviço disponível. O Celso Peixoto ficou revoltado ao ver a tarifa subir R$ 20 com a cobrança da instalação da rede de coleta mesmo sem nenhum sinal de que as obras tenham sido feitas no local.
“Isso aqui é um absurdo, uma cobrança indevida. Porque cobrar uma coisa que não existe é desagradável”, disse.
A BRK Ambiental lamentou o transtorno e disse que está em contato com os clientes para emitir novas faturas. (Veja nota no fim desta reportagem)
É uma rua inteira que não tem a rede de esgoto no setor Jardim Tocantins II. A dona Bernardina Rodrigues também está sem entender porque a fatura subiu mesmo sem ela nunca ter visto a rede de esgoto ser instalada.
“Eu acho um absurdo porque a gente paga o que a gente usa. Nós não temos rede de esgoto e não devemos pagar o que não usamos. Se tivesse feito a gente pagaria porque era obrigação nossa, mas como não tem não devemos pagar o que não usamos”, disse.
Morador reclama que rua não tem rede de esgoto
Reprodução/TV Anhanguera
A rede de esgoto passou pela avenida Perimetral, que fica a cerca de 50 metro das casas dos moradores. O que não dá para entender é porque a cobrança é feita sendo que a rede não chegou até a rua deles.
O Celso Peixoto já cansou de tanto buscar uma reposta. “Eu tentei ligar no 0800, mas não tive êxito. Liguei no WhatsApp lá de São Paulo e também não tive êxito. Tentei, de corpo presente, na BRK aqui de Gurupi e também não deixaram nem entrar no portão para conversar com alguém. Tô aqui sem saber o que fazer”, lamentou.
O que diz a BRK
A BRK Ambiental informou que recolheu as faturas dos três clientes e fará a correção da cobrança. A empresa disse que lamenta o transtorno e está em contato com os clientes para emitir novas faturas.
“Como se trata de uma região com bairros que estão recebendo obras de implantação de esgoto, o endereçamento e cadastramento das ligações podem ocasionar situações deste tipo. A concessionária está realizando uma ação para corrigir possíveis falhas neste sentido”, diz nota da empresa.
A BRK informou que os clientes que notem situação semelhante devem procurar a empresa por meio de seus canais de atendimento como o 0800 6440 195 e o Whatsapp (11) 9 9988-0001.
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