Governo adia novamente abertura dos 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Gurupi


Governador Mauro Carlesse afirmou que leitos estariam disponíveis para a população a partir desta segunda-feira (14). Existe uma decisão judicial que obriga o governo a fazer a instalação. Hospital Regional de Gurupi tem previsão de aumento de leitos de UTI; entenda
O governo do Tocantins adiou novamente a abertura de 10 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi. A promessa do governador Mauro Carlesse (DEM) era que os equipamentos seriam instalados nesta segunda-feira (14), o que não aconteceu.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que houve uma falta nacional de bombas de infusão, equipamento indispensável ao funcionamento do leito de UTI Covid-19, o que ocasionou a demora na entrega destes aparelhos ao Estado. (Veja abaixo a nota na íntegra)
A promessa de que os leitos seriam instalados na segunda-feira foi feira pelo governador, durante visita às obras do Hospital Geral de Gurupi, na semana passada. O HGG está em construção desde 2013 e ainda não teve nenhuma etapa inaugurada.
“Nós estamos ampliando. Ele vai ampliar mais 10 leitos de UTI. Agora é tudo adaptação. Você está fazendo no dia a dia, correria. Eles vão ser entregues segunda-feira, segundo o secretário. A partir de segunda-feira, eles vão estar operando, já vão estar à disposição”, disse.
Hospital Regional de Gurupi tem 10 leitos de UTI para atender a população
Reprodução/TV Anhanguera
Atualmente, a unidade tem 10 leitos para atender os pacientes vítimas da Covid-19. O Hospital Regional é a unidade de referência para a cidade e os outros municípios da região sul e sudeste do estado.
Os 10 novos leitos de UTI tinham previsão de entrega no dia 30 de agosto, mas a data foi alterada para esta segunda-feira e agora adiada novamente. Existe uma decisão judicial que obriga o governo a fazer a instalação.
O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que houve uma falta nacional de bombas de infusão, equipamento indispensável ao funcionamento do leito de UTI Covid-19, o que ocasionou a demora na entrega destes aparelhos ao Estado.
Afirmou também que, diante disso, foi necessário adiar a abertura dos novos leitos de UTI Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi (HRG), até a chegada dos equipamentos, que estão previstos para esta semana.
Na nota, a SES tranquiliza a população quanto à disponibilidade de leitos para atendimento dos pacientes acometidos com a doença, pois, segundo o órgão, tem a disposição mais de 400 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Estado, sendo 137 de UTI Adulto.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.