Pesquisa aponta que comércio do Tocantins teve a maior queda nas vendas em todo o país em julho


Apesar disso, IBGE afirma que o setor de serviços apresentou sinais de recuperação. Levantamento é divulgado mensalmente. Comércio do Tocantins sofre com efeitos da pandemia
Reprodução/TV Anhanguera
A Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE em todo o país, apontou que o Tocantins teve a maior queda nas vendas no comparativo entre junho e julho em todo o país. O volume de negócios reduziu 5,6%. Apenas o Tocantins e outras cinco unidades da federação tiveram resultados negativos.
Apesar disso, o estudo aponta que o setor tinha sido beneficiado por dois meses de alta consecutivos, de 15,4% em junho e 5,9% em maio. Isso fez com que no comparativo com o mesmo período do ano anterior, as vendas do comércio tocantinense ainda tivessem crescimento de 7,2%.
O setor de serviços também aponta sinais de recuperação. A atividade teve aumento de 4,4% entre junho e julho. O mês anterior tinha registrado uma queda de 4,2% no nível de atividade, que acabou sendo compensado no novo estudo. O Tocantins acompanha outros 20 estados que também viram a atividade se recuperar.
Apesar disso, o setor de serviços vive a situação inversa a do comércio, com meses de baixas sucessivas derrubando os indicadores no comparativo anual. Em julho de 2020 a atividade do segmento no Tocantins foi 14,9% menor que no mesmo período de 2019.
A pesquisa é realizada mensalmente pelo IBGE em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.