Suspeito de aplicar ‘golpe do motoboy’ em Palmas é preso horas antes de deixar o estado


O suspeito tem 21 anos e tinha passagem marcada para São Paulo neste sábado (12). Polícia acredita que ele se passava por funcionário de instituições bancárias para efetuar fraudes com cartões. Material que foi apreendido com o suspeito
Divulgação/Polícia Civil
Um homem de 21 anos foi preso em Palmas nesta sexta-feira (11) suspeito de aplicar uma nova modalidade de crime chamada ‘golpe do motoboy’. Ele teria se passado por funcionário de instituições bancárias para conseguir acesso a contas das vítimas e fazer compras em máquinas de cartões de crédito.
O crime foi tema de uma reportagem no Fantástico, da Rede Globo, que mostrou vítimas que tiveram prejuízos de até R$ 8 mil. Não foram informados os valores que o suspeito pode ter subtraído no Tocantins. A Polícia Civil informou que ele chegou ao Tocantins na última quarta-feira (9) e que tinha passagem marcada para São Paulo neste sábado (12).
O delegado Túlio Pereira Mota, que cuida do caso, explicou como o golpe funciona. “Os criminosos, se passando por funcionários de grandes bancos, entram em contato por meio do telefone fixo da vítima, informam-na acerca de transação indevidamente realizada no cartão de crédito – transação essa que inexistiu -, em seguida orientam ela entrar em contato com o banco. Ocorre que eles seguram a linha fixa da vítima e, no momento em que ela termina de discar o 0800 que fica no verso do cartão, eles assumem a linha novamente e, se passam por funcionários da operadora do cartão de crédito. Esses supostos funcionários orientam a vítima a entregar o cartão, pessoalmente, para um suposto funcionário, que vai até a residência da vítima, se apossa do cartão e realiza compras”.
Com o homem preso em Palmas foram apreendidos nove aparelhos que podem ter sido utilizados nos crimes. O homem foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).
O delegado orientou ainda os moradores a desconfiarem de ligações do tipo. “Acredita-se que há várias pessoas praticando tal conduta em Palmas. Por isso, fica aqui o alerta à população: não passe seus dados pessoais e senhas de cartão de crédito. Sempre desconfie. Desligue o telefone. E ligue de outro aparelho para a operadora de seu cartão para esclarecer suas dúvidas”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.