Programa vai comprar alimentos de pequenos produtores e doar comida para famílias carentes


Ideia é minimizar impactos da pandemia tanto para os agricultores que tiveram a renda reduzida como para famílias que estão com dificuldade para se alimentar. Frutas e hortaliças serão adquiridas para doações
Divulgação/Governo do Tocantins
Os pequenos agricultores do Tocantins podem aderir a um programa que prevê a compra de produtos como hortaliças, frutas e verduras para a realização de doações. A ideia é auxiliar tanto os produtores rurais que tiveram a renda comprometida com a pandemia, como famílias carentes que estão com problemas para se alimentar.
A previsão é que R$ 5 milhões sejam investidos ao longo de quatro meses. As primeiras aquisições estão previstas para até o fim de setembro e as compras seguem até dezembro. A expectativa é de que cerca de seis mil produtores participem da iniciativa até o fim do programa. As doações serão direcionadas por entidades sociais selecionadas pelo Ruraltins.
A Secretaria de Agricultura informou que o teto de compra com cada pequeno agricultor será de R$ 6,5 mil. Ao todo, pouco mais de 1,1 mil instituições associadas estão aptas a receber as doações.
Tanto na fase de cadastramento dos produtores como nas entregas dos alimentos, haverá agendamento para o atendimento e apenas uma pessoa será recebida por vez em cada escritório. As regras completas e a documentação necessária para se cadastrar estão disponíveis no site do Ruraltins.
Para que os alimentos sejam aceitos no programa, é necessário que eles estejam regulares com os selos de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.