Fiscalização encontra produtos como cerveja, paçoca e até mortadela vencidos em supermercados no Tocantins


Ao todo, mais de dois mil produtos foram apreendidos em oito cidades durante a operação. Em alguns casos, prazo venceu há mais de uma ano. Fiscalizações foram realizadas em oito cidades do Tocantins
Divulgação/Procon
Uma operação de fiscalização do Procon Tocantins encontrou mais de dois mil produtos vencidos nas prateleiras de supermercados em oito cidades no estado. Os fiscais visitaram 102 estabelecimentos e encontraram itens como cerveja, paçoca e até mortadela fora do prazo. Em alguns casos, a validade tinha expirado há mais de um ano.
Segundo o Procon, 1.119 das apreensões foram realizadas em Palmas, 531 em Paraíso do Tocantins, 75 em Gurupi, 83 em Araguaína, 150 em Dianópolis e 170 em Tocantinópolis. Também houve visitas a supermercados de Guaraí e Colinas do Tocantins, mas nessas cidades não foram identificados problemas.
Ao todo, foram 24 autos de infração por produtos vencidos. Também foi feita a notificação de 10 estabelecimentos que estavam sem os preços nas mercadorias. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa antes do Procon decidir se haverá aplicação de multa.
Também estavam na lista de produtos apreendidos itens como extrato de tomate, margarina, molho de pimenta, sucos, amaciante de roupas, sabão em pó, água sanitária e condicionador de cabelo.
A fiscalização começou no dia 1º de setembro e terminou nesta quinta-feira (10). A medida é parte das ações para lembrar os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, que prevê as punições em situações do tipo. O Procon lembrou que denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.