Revoada de morcegos em ponte de Palmas causa encanto e preocupação em moradores


Apesar dos animais deixarem algumas pessoas com medo, biólogos explicam que eles são importantes para equilíbrio do meio ambiente. Espécie que aparece em Palmas se alimenta de insetos como o mosquito aedes aegypti. Revoada de morcegos na ponte entre Palmas e Luzimangues chama atenção de moradores
A imagem se repete nos fins de tarde praticamente todos os dias. Uma revoada com milhares de morcegos que deixa um dos vazantes da Ponte da Amizade, entre Palmas e Luzimangues, e ganha os céus do cerrado. Ninguém sabe ao certo para onde os animais vão. Quem testemunha a cena, fica dividido entre o medo e o encantamento.
“É incrível. Nunca tinha visto isso por aqui, né. Parece aquela nuvem de gafanhotos que está surgindo por ai”, comenta o funcionário público Huilber Carvalho, que passeava no local. Ele se refere a nuvem de gafanhotos que deixou prejuízos na Argentina e quase chegou ao sul do Brasil em julho.
“Eu pensei que era gafanhoto também, juro. Aí depois que eu olhei direito, que era morcego, eu fiquei impressionada”, comenta a auxiliar administrativo Regilene Sousa.
Morcegos deixaram alguns moradores com medo em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Durante o dia, os morcegos ficam protegidos do sol debaixo da ponte e também nas laterais, feitas de pedras que servem de abrigo. Eles saem assim que começa a escurecer. No local, o mau cheiro é intenso.
Bem ao lado fica o lago de Palmas, onde muitos moradores vão para nadar e praticar atividades físicas como Stand Up Paddle ao entardecer. Moradores contam que há vários dias os animais estão no local.
“Eu tava fazendo atividade física, correndo aqui na ponte e na hora que eu me aproximei desse vazante aqui eu vi aquela revoada, aquela nuvem de morcegos, né? Num primeiro momento eu achei que não era morcego, mas quando eu cheguei mais próximo da ponte eu ouvi as pessoas dizendo ‘olha o morcego, olha o morcego’. Aí quando eu fui me aproximando que eu senti aquele odor forte eu realmente identifiquei que era morcego. Eu te asseguro que durante uns cinco ou dez minutos aquela nuvem continuou saindo”, conta o professor de educação física Alisson Furtado.
O assunto foi comentado nas redes sociais após a jornalista Mara Santos divulgar um vídeo feito por ela ao entardecer. Ela percebeu a nuvem e fez as imagens por ter ficado receosa a respeito da presença dos animais. “Isso me preocupou. Eu fiquei surpresa devido a quantidade. Fiz um vídeo e decidi compartilhar”, explica.
Animais se abrigam embaixo de ponte entre Palmas e Luzimangues
Reprodução/TV Anhanguera
Apesar do medo que os animais causam em algumas pessoas, os biólogos explicam que a espécie que se abriga na ponte não é do tipo que se alimenta de sangue. A inspetora de recursos naturais do Naturatins, Angélica Beatriz Gonçalves, explica que há apenas três espécies de morcegos entre as mais de 100 conhecidas no Brasil que têm este hábito.
“Os morcegos que têm sido vistos na ponte de Palmas, fazendo revoadas, eles têm características dos morcegos insetívoros. Então assim, desse total de espécies que ocorrem no Brasil, 70% deles têm o hábito alimentar de consumir insetos. Eles estão se aproveitando das fendas que tem no muro da ponte e ali eles se acomodam. A colônia toda fica ali. E eles saem ao final da tarde para forragear ao longo da noite, porque eles têm hábitos noturnos. Eles vão para capturar os insetos e seguir a sua vida normalmente”.
O biólogo Oscar Vitoriano afirma que os morcegos são importantes para a preservação do meio ambiente, por serem os únicos mamíferos voadores. Os hábitos alimentares deles ainda podem ajudar a proteger os humanos de algumas doenças. “Entre esses insetos estão o mosquito da dengue e outros insetos que são vetores de doença para os seres humanos”.
Revoada de morcegos ocorre aos fins de tarde
Reprodução/TV Anhanguera
Morcegos se escondem nas pedras durante o dia
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.