Gurupi tem 38 mil pessoas entre 20 a 49 anos; apenas 7 mil se vacinaram contra o sarampo


Campanha de imunização segue até o dia 31 de outubro em todo o Tocantins. Estado recebeu 140 mil doses da vacina no início do mês para reforçar estoque dos municípios. Mais de 7,7 mil moradores de Gurupi são vacinados contra o sarampo; campanha continua
Desde o início da campanha no mês de março, 7.750 pessoas entre 20 e 49 anos se vacinaram contra o sarampo em Gurupi. O número está bem abaixo da meta. É que na cidade são 38.616 moradores com essa faixa etária, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura informou ainda que as pessoas que menos foram aos postos de saúde para se vacinar são as que possuem entre 45 e 49 anos.
Ao todo, o município recebeu até agora 7.100 doses da tríplice viral e 1 mil da dupla viral.
Vacinação contra o Sarampo segue até 31 de outubro
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins/Divulgação
A campanha de imunização finalizaria no mês de julho, mas foi prorrogada para agosto com o objetivo de alcançar a meta e vacinar o maior número de pessoas. No entanto, a data precisou ser novamente adiada para 31 de outubro.
No início do mês, a Secretaria Estadual da Saúde informou ter recebido do Ministério da Saúde 140 mil doses da vacina para reforçar o estoque dos municípios. Em todo o estado, 87.376 pessoas já se imunizaram.
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar morte. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A doença é tão contagiosa que um paciente pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A Tríplice Viral além de proteger contra o sarampo, também protege contra a rubéola e caxumba.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.