Fiéis participam de missas para homenagear padroeira do Tocantins


O feriado desta terça-feira (8) no estado é dedicado à Nossa Senhora da Natividade. Celebrações serão transmitidas pela internet. Fiéis participam de missas online em Gurupi para homenagear padroeira do Tocantins
Fiéis de Gurupi, sul do Tocantins, estão se preparando para fazer homenagens à padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade. O feriado desta terça-feira (8) no estado é dedicado à santa.
Na cidade, duas missas serão realizadas na paróquia Santo Antônio para celebrar a data. Um decreto que está em vigor na cidade permite que os fiéis compareçam presencialmente, dese que não ultrapassem 30% da capacidade do templo.
O local cabe 1.200 pessoas sentadas. O que significa que pouco mais de 300 pessoas poderão comparaecer. Mas, os moradores também poderão acompanhar as celebrações pelas redes sociais da paróquia.
“Nós teremos duas missas na paróquia Santo Antônio, mais cedo às 16h, na comunidade Jandira, que também leva o nome de Nossa Senhora da Natividade. Na matriz, nós teremos a missa à 19h”. Nós estamos exigindo das pessoas o uso da máscara, nós temos na paróquia o álcool em gel e as pessoas estão liberadas, devido a esse decreto municipal para participar da missa de hoje”, disse o vigário da Forania de Gurupi, padre Eldinei Carneiro.
Dia da padroeira do Tocantins é celebrado por fiéis
Divulgação/Governo do Tocantins
Trazida pelos jesuítas em 1735, a imagem de Nossa Senhora da Natividade foi uma das primeiras a chegar à região e posteriormente levada para a Igreja Matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.
Com a criação do Tocantins, fiéis iniciaram uma campanha para tornar Nossa Senhora da Natividade padroeira do Estado. Em março de 1992, a solicitação foi encaminhada ao papa João Paulo II e a resposta positiva veio no mesmo ano. No dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade foi oficialmente instituída como a padroeira do Tocantins.
De influência portuguesa, a celebração à Nossa Senhora da Natividade é realizada nove meses após a festa da Imaculada Conceição de Maria, no dia 8 de dezembro. Esse espaço entre as datas refere-se ao período de gestação de Maria no ventre de Santa Ana. A Natividade relaciona-se com o seu nascimento.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.