INSS começa a notificar mais de 9 mil tocantinenses que podem ter benefícios revistos


Beneficiários terão um prazo de 60 dias para apresentar os documentos exigidos para uma reavaliação. INSS vai notificar beneficiários em todo o país.
jornal nacional
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que começou o processo para notificar segurados que estão tendo os benefícios revistos por problemas na documentação. No Tocantins, 9.016 pessoas devem receber as cartas com as notificações e terão que apresentar uma série de documentos para reavaliação.
Os beneficiários devem ficar atentos porque há um prazo de 60 dias a contar a partir da notificação para enviar os documentos. Eles devem ser enviados preferencialmente pelo aplicativo de celular Meu INSS. Caso o segurado não tenha acesso a internet ou a um smartphone pode agendar a entrega em uma agência física.
Os agendamentos são feitos pelo telefone 135, na opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’. Não é permitida a entrega sem a realização do agendamento. Entre os documentos exigidos estão cópia digitalizada dos documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. A lista completa para cada beneficiário será enviada junto com a carta.
Quem não cumprir a entrega dentro do prazo pode ter o benefício suspenso e se não regularizar a situação em mais 30 dias será bloqueado. A carta também pode ser entregue em formato digital por causa de uma parceria do INSS com os Correiros. Neste caso, já é possível visualizar a carta pelo aplicativo dos Correios no celular. As instruções para acessar estão no site do INSS.
Em todo o Brasil, 1,7 milhões de segurados devem receber as notificações. O INSS afirma que se trata de um protocolo e que ela significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.