Governador nega que lotação de UTI recém-inaugurada seja sinal de que leitos são insuficientes no Tocantins


Mauro Carlesse visitou obras de hospital de campanha e escola de tempo integral em Araguaína. Governador visita obras de hospital e fala sobre leitos lotados no Bico do Papagaio
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) negou nesta quinta-feira (3) que a lotação de uma UTI recém-inaugurada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, indique que a quantidade de leitos no sistema de saúde seja insuficiente. Ele falou com a imprensa enquanto visitava obras de um hospital de campanha em Araguaína.
“Nós temos um sistema de regulação. Não é porque encheu Augustinópolis que nós não temos leitos em Palmas, lá em Gurupi ou aqui em Araguaína, em outros lugares. Então este é um sistema que funciona desta forma. A pandemia, ela não está localizada só lá no Bico, só em Araguaína e não só lá no sul do estado”, disse o governador.
A UTI do Hospital Regional de Augustinópolis foi inaugurada com 10 vagas no dia 14 de agosto e no começo de setembro já não tinha mais leitos disponíveis. O governador também foi perguntado sobre a possibilidade de implantação de novos. Ele disse que obras do tipo dependem de ‘muitas coisas’ e que não vão sair rapidamente.
“Nós estamos ampliando, só que nós temos um limite. Não é assim, você chega e faz uma obra dessa rápido. Depende de muita coisas. E no caso de Augustinópolis nós estamos ampliando. Nós colocamos a quantidade de leitos para atender aquela região. Só que ali atende gente do Maranhão e de outras situações como Araguaína”, informou.
Carlesse estava acompanhado pelo prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos). Eles visitaram a obra do segundo Hospital Municipal de Campanha, que está orçado em R$ 3 milhões e tem previsão de inauguração para o fim de setembro. Depois, foram até as obras de uma escola de tempo integral na cidade.
O prefeito de Araguaína disse que antes das obras do segundo hospital ficarem prontas, o primeiro vai receber novos equipamentos. Afirmou que até o fim da próxima semana, mais cinco leitos de UTI devem estar funcionando no local, totalizando 20 vagas.
Governador Mauro Carlesse falou sobre a situação dos leitos de UTI
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.