Consumo das famílias de Palmas tem primeira alta em seis meses, diz Fecomércio


Índice geral teve aumento de 1,7 ponto em agosto na comparação com julho. Mesmo assim, resultado está quase 10 pontos abaixo do registrado no mesmo período de 2019. Consumo teve primeira alta em seis meses em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A Fecomércio do Tocantins divulgou nesta terça-feira (1º) a pesquisa mensal sobre o consumo das famílias de Palmas e o índice geral teve a primeira variação positiva em seis meses. O grau de satisfação dos consumidores é medido em uma escala que vai de 0 a 200, sendo que quanto mais elevado for o número, mais satisfeitos os consumidores estão. Em agosto, o índice ficou em 86,4.
A própria Fecomércio admite que índices abaixo de 100 indicam uma percepção de insatisfação. Mesmo assim, a avaliação feita pela instituição é de que o número indica uma retomada após os efeitos econômicos da pandemia. “Diferente do mês anterior onde houve variação negativa em itens como nível de consumo atual e perspectiva de consumo, neste mês a variação desses itens que correspondem diretamente ao consumo foi positiva”, disse o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni.
Na série histórica, o índice de agosto de 2020 está quase 10 pontos percentuais abaixo do resultado para o mesmo mês em 2019, quando o número foi de 96,1. A última vez que o índice ficou acima de 100 foi em fevereiro de 2020, quando o indicador estava em 101,4.
A pesquisa foi realizada ouvindo 500 pessoas em Palmas nos 10 últimos dias do mês de julho. Segundo a Fecomércio, o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Sobre os próximos meses, 45,7% dos entrevistados disseram acreditar que o consumo tende a ser menor que no mesmo período do ano passado, 31,9% igual ao ano passado e 18,6% maior do que no mesmo período de 2019.
Quanto ao acesso ao crédito, 74,1% das famílias apontam que está mais difícil e para 19,8% está mais fácil. 4,6% avaliaram que não houve mudança e 1,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Sobre a expectativa de melhora na vida profissional, 55,2% dos entrevistados disseram não esperar melhorias nos próximos meses. 26,5% acreditam que o cenário deve melhorar e 18,3% não souberam ou não responderam.
A pesquisa completa pode ser consultada no site da Fecomércio do Tocantins.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.