Hospital Regional de Dianópolis fica sem médico após única profissional ser diagnosticada com coronavírus


Segundo moradores, local está sem médicos há três dias. Secretaria Estadual de Saúde não deu prazo para solucionar o problema. Situação é no Hospital de Dianópolis, no sudeste do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
O Hospital Regional de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins, está sem nenhum médico há três dias. Isso porque a única profissional que atende na unidade testou positivo para o novo coronavírus e precisou ficar em isolamento domiciliar. Os moradores da cidade, e de mais oito municípios, estão sem assistência e cobram uma solução. (Veja a lista completa das cidades abaixo)
Um morador que não quis se identificar informou ao G1 que a unidade funciona sem nenhum médico desde a última quinta-feira (27). Quem procura o hospital é informado que só terá o profissional na próxima semana.
“A cidade sempre está com falta de médico e isso não é comunicado à população. A gente chega para procurar atendimento e quase nunca tem. A gente fica de mãos atadas sem saber o que fazer. Eles só falam que não tem e pronto”, reclamou.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a situação e disse que fará a substituição da médica, mas não deu nenhum prazo. Veja abaixo a nota na íntegra.
Não é a primeira vez que o hospital que atende oito cidades fica sem médico. Em julho deste ano o local ficou cinco dias sem o profissional para atender os casos de urgência e emergência.
No início deste mês, a Justiça mandou o governo contratar mais médicos para hospital. Na época uma denúncia do Ministério Público informou que o hospital tem 10 médicos contratados, mas cinco estavam de licença e outros quatro atendiam apenas algumas especialidades.
Também foi determinado o envio de mais ambulâncias para a unidade para possibilitar as transferências a outras unidades, quando for necessário.
Os moradores dizem que não estão tendo um direito básico garantido e pedem providências. “O hospital era de referência, mas não é mais. Falta tudo: ambulatório, atenção a saúde básica. Os servidores de lá estão trabalhando por amor mesmo”, disse outro morador.
Cidades atendidas pelo Hospital Regional de Dianópolis
Dianópolis – 22.424 moradores
Taguatinga – 16.825 moradores
Ponte Alta do Bom Jesus – 4.591 moradores
Novo Jardim – 2.745 moradores
Porto Alegre do Tocantins – 3.170 moradores
Almas – 6.979 moradores
Taipas do Tocantins – 2.166 moradores
Rio da Conceição – 2.171 moradores
Conceição do Tocantins – 4.087 moradores
O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a médica plantonista responsável pelo atendimento no Hospital Regional de Dianópolis, na última quinta-feira, 27, testou positivo para Covid-19.
A SES destaca que a gestão da unidade já trabalha para a substituição da mesma, com a contratação de dois novos médicos, a fim de garantir a continuidade dos serviços de saúde, sem prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.