Total de pacientes que se curaram da Covid-19 chega a 30 mil no Tocantins


Primeiro caso da doença foi confirmado no estado no dia 18 de março. Pacientes relatam os principais desafios de enfrentar a doença. Tocantins chega aos 30 mil recuperados da Covid-19
O Tocantins chegou nesta sexta-feira (28) a marca dos 30 mil pacientes recuperados da Covid-19. Desde o dia 18 de março, quando o estado registrou o primeiro caso confirmado da doença, foram mais de 48,5 mil tocantinenses contaminados e 649 pessoas morreram. Apesar disso, histórias de moradores que venceram a batalha contra o vírus não param de aparecer.
O ritmo de aumento no número de recuperados também acelerou. Entre a primeira confirmação da doença e os mil primeiros curados se passaram dois meses inteiros. Depois, em menos de 30 dias o total já chegava a cinco mil. Nos 20 dias seguintes o número dobrou novamente e chegou a 10 mil. A marca dos 20 mil recuperados foi no começo de agosto e 15 dias depois já são 30 mil tocantinenses voltando para casa após superar a doença.
Quem venceu essa luta alerta que as histórias inspiradoras não são motivo para descuidar das medidas de distanciamento social. “A gente tem que continuar ai com os cuidados de sempre. Porque ninguém tem garantia de imunidade, não é porque eu já peguei a doença que eu já estou imune a ela”, diz Lucas Menezes.
“Eu espero que todos que peguem se isolem para não passar para outras pessoas. Tenham consciência que não é todo mundo que reage igual”, pede Antônio Cezar, que também já recebeu alta.
A recuperação nem sempre é um processo fácil. “Passei 21 dias na UTI, intubado, em coma. E mais sete dias na UTI também, mas fora do tubo, no hospital. A recomendação é se cuidar, porque o vírus não é brincadeira. Esse vírus ele é terrível”, conta Alcino Coelho.
Joelma Chaves, que estava grávida quando foi internada com a Covid-19, também conta das dificuldades por que passou. “Foi desesperador. Porque cada minuto meu ar ia embora. Cada minuto eu pensei que eu não ia sobreviver. Ai eu pedia pelo menos para Deus deixar a minha filha viva”, se emociona. Apesar do susto, a mãe e a pequena Lara passam bem. “Está sendo maravilhoso. Tem horas que eu nem acredito que eu tenho uma bebezinha lá me esperando”, completa.
Tocantins chegou a 30 mil recuperados
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.