Tribunal de Justiça dá prazo de 20 dias para Estado instalar UTIs e leitos clínicos em Porto Nacional


Hospital de Referência da cidade atende pelo menos 14 municípios da região central e sudeste do estado. Governo também deverá nomear diretor clínico para a unidade. Entrada do Hospital Regional de Porto Nacional
Reprodução/TV Anhanguera
O Tribunal de Justiça deu prazo de 20 dias para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalar dez leitos clínicos e três vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Referência de Porto Nacional. A decisão também manda o Estado disponibilizar uma UTI móvel para transporte de pacientes e nomear um profissional habilitado para o cargo de diretor clínico da unidade.
Os pedidos tinham sido feitos pelo Ministério Público em uma ação civil pública, na semana passada, mas tinham sido negados por um juiz de 1º grau. Só que o MPE recorreu ao TJ.
Porto Nacional é a quarta cidade mais afetada pela pandemia no estado. São 1651 casos confirmados e 28 mortes. Só que além de atender os pacientes da cidade, o Hospital de Referência também atende pelo menos 14 outros municípios da região central e sudeste do estado.
O G1 questionou o governo do estado se a decisão será cumprida e aguarda um posicionamento.
Na semana passada, após o pedido do MPE, o governo do estado disse que o hospital já possui leitos clínicos e a rede funciona de forma integrada, de forma que há UTIs disponíveis em outras cidades.
Leitos de UTI
Atualmente a rede pública estadual possui leitos de UTI em Araguaína, Gurupi, Palmas e Augustinópolis. Também existem leitos no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína e no Hospital Estadual de Combate a Covid-19, além de hospitais particulares contratados pelo estado.
O quantitativo de leitos e a taxa de ocupação estão disponíveis no site Integra Saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.