Centenas de camas hospitalares são largadas ao ar livre em terreno do governo do estado


Mobiliário hospitalar teria sido abandonado após Secretaria de Saúde comprar novas camas importadas. Flagrante foi feito em Palmas. Camas foram deixadas a céu aberto em terreno do governo
Lailton Costa/Jornal do Tocantins
Camas hospitalares foram abandonadas ao ar livre em um terreno que pertence ao governo do estado, na Arne 41, na região norte de Palmas. Imagens do local mostram centenas de unidades amontoadas e sofrendo os efeitos do tempo. Algumas, aparentemente, ainda possuem condições de uso.
Os móveis hospitalares teriam sido deixados no local depois que o governo do estado comprou 590 camas novas e importadas. A compra custou R$ 13 milhões aos cofres públicos e é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual.
Questionada sobre o abandono, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que tem renovado o mobiliário das unidades hospitalares e que as camas substituídas serão avaliadas para um “possível reaproveitamento através de reformas, com recuperação de 186 unidades até o momento”.
Camas empilhadas em terreno
Lailton Costa/Jornal do Tocantins
Ainda segundo o governo, as camas recuperadas estão sendo redistribuídas para as unidades hospitalares em todo o Estado. “A SES destaca que as camas sucateadas foram encaminhadas para uma empresa especializada, em Palmas, a qual é responsável pela destinação correta seguindo um fluxo adequado sem qualquer risco de contaminação”, afirmou em nota.
O estado só não informou porque boa parte do mobiliário está a céu aberto ou se vai retirar as camas do local.
Camas que ficavam no HGP são abandonadas em pátio da SES
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.