Motorista registra redemoinho em fazenda às margens de rodovia em Porto Nacional


Imagens mostram o redemoinho tocando o chão e levantando muita poeira. Fenômeno foi registrado próximo da TO-050, na região central do estado. Telespectador registra redemoinho na TO-050, entre Palmas e Porto Nacional; Veja vídeo
Um motorista registrou um redemoinho que se formou na área de plantação de uma fazenda às margens da TO-050, próximo de Porto Nacional, na região central do estado. O vídeo foi gravado pelo Alan Germendorff no último fim de semana.
As imagens mostram o redemoinho tocando o chão e levantando muita poeira. Depois de alguns momentos o fenômeno começa a perder força e se dispersar.
A formação de redemoinhos é comum no estado durante o período da seca mais severa. A explicação científica para o fenômeno está ligada às altas temperaturas e clima seco.
Redemoinho foi registrado em área de fazenda às margens de rodovia
Reprodução
Na semana passada outro redemoinho gigante impressionou os moradores de Silvanópolis, na região centro-sul do Tocantins. Neste caso, o fenômeno aconteceu muito próximo de um posto de combustíveis.
“O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some”, explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.