Comércio segue em recuperação e serviços voltam a registrar queda no Tocantins, diz IBGE


Enquanto as vendas no varejo em junho aumentaram 15,4% em relação a maio, a atividade em empresas que prestam serviços caiu 4,3%. Comércio fechou o mês de junho com queda na atividade
Reprodução/TV Anhanguera
Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que o comércio do Tocantins está apresentando reação aos impactos financeiros causados pela crise do novo coronavírus, mas que o setor de serviços voltou a registrar queda. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e são referentes ao mês de junho.
Segundo o levantamento, as vendas no varejo aumentaram 15,4% em comparação a maio. O IBGE informou que este foi o segundo mês consecutivo de alta para o setor. A reabertura econômica em várias cidades é um dos fatores que pode ter influenciado o resultado.
Já a atividade em empresas que prestam serviços caiu 4,3% em junho. A queda foi registrada após uma tímida reação em maio, quando o setor tinha registrado alta de 0.8%.
Segundo a pesquisa, além do Tocantins, outras 23 Unidades da Federação apresentaram crescimento nas vendas no comércio. A taxa média nacional também ficou positiva (8%).
Quando a pesquisa é ampliada para o chamado ajuste sazonal, que inclui a atividade econômica com a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção o resultado também foi positivo no Tocantins, com alta de 14,1%. A variação nacional, por sua vez, ficou em 12,6%.
Já a queda no setor de serviços afetou 21 das 27 unidades da federação. Na comparação com junho de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil foi superior a 12% e atingiu 26 das 27 unidades da federação. No Tocantins a redução foi de 9,1%. O único estado que registrou aumento foi Rondônia, com crescimento de 1,3%. Desde o começo do ano, a queda acumulada no setor de serviços no Tocantins chega a 8%.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.