Promotor de Justiça aposentado morre vítima da Covid-19; MPE decreta luto oficial de três dias


José Kasuo Otsuka, de 67 anos, morreu na madrugada deste sábado (8). Ele estava internado há dez dias em hospital de Palmas. Promotor de Justiça morreu vítima da Covid-19
MPE/Divulgação
O promotor de Justiça aposentado José Kasuo Otsuka, de 67 anos, morreu na madrugada deste sábado (8) vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 29 de julho em um hospital de Palmas. O Ministério Público Estadual decretou luto oficial de três dias no órgão.
O promotor ingressou no MPE em 1991 e se destacou por sua atuação na defesa dos idosos, mulheres e dos direitos humanos. Também foi coordenador do curso de direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Natural de Ferraz de Vasconcelos (SP), Kasuo se aposentou em novembro de 2014. O promotor era casado e deixa dois filhos. O MPE informou que, em virtude da pandemina, não haverá velório e o sepultamento será às 11h, no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
“Dr. Kasuo era notável por sua atuação, ele deixa um alegado para nós, um exemplo de profissional que nos servirá como guia”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira.
Perfil
José Kasuo Otsuka iniciou sua carreira no Ministério Público em 1991, quando assumiu a Promotoria de Justiça de Axixá. Atuou ainda nas Comarcas de Pedro Afonso, Guaraí, Colinas, Araguacema, Arapoema, Paranã, Natividade, Palmeirópolis, Taguatinga, Arraias, Aurora, Itacajá, Cristalândia, Pium, Colmeia e Novo Acordo. Em 1999 foi removido para atuar na Capital.
Também assumiu funções na alta administração do MPTO. Em 1998 foi Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Em duas gestões assumiu a Chefia de Gabinete da PGJ, em 2000 e 2012. Coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e o Centro de Apoio Operacional da Mulher. Foi Assessor no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.
Integrou também as Comissões Permanentes de combate À violência doméstica e familiar contra a mulher e de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso, ambas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.