Toneladas de peixe são descartadas após fiscalização encontrar o produto jogado no chão de caminhão


Por ser um tipo de alimento que estraga com facilidade, os peixes deveriam estar dentro de caixas para evitar contato com o chão e as paredes do baú do caminhão. Dono foi multado em R$ 4,5 mil. Peixes estavam no chão do caminhão em contato com sujeira
Divulgação/Adapec
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins informou que apreendeu e descartou nesta sexta-feira (7) 10 toneladas de peixes que não estavam próprias para consumo em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do estado. Os fiscais encontraram o produto jogado no chão do baú do caminhão, em contato com as paredes e em meio à sujeira.
Segundo a Adapec, o produto saiu de Santarém (PA) e ia para Xique-Xique (BA). O veículo foi parado numa fiscalização de rotina na barreira sanitária fixa que fica na região de Serra Geral. O dono da carga foi multado em R$ 4,7 mil.
Como não havia condições para o consumo, todo o material foi destruído no aterro sanitário de Dianópolis. Os peixes eram das espécies mapará e mandira. Parte da carga já tinha sido eviscerada.
O inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Ricardo Matarazzo, explicou que em situações como essa é obrigatório que o produto esteja dentro de caixas, para evitar o contato com sujeira. Peixes são altamente perecíveis e por isso o cuidado no transporte precisa ser redobrado. O motorista não tinha os documentos necessários para realizar o serviço.
Peixes também precisam ter registro da origem do local onde foram pescados, porque caso a pesca tinha sido feita em rios ou lagos muito poluídos pode haver contaminação com metais pesados, agrotóxicos e até agroquímicos em casos de áreas de garimpo. A fiscalização teve o apoio da Polícia Militar de Dianópolis e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Peixes foram descartados no aterro sanitário de Dianópolis
Adapec/Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.