Hemocentros do estado precisam de doações de todos os tipos de sangue com urgência


Doações são agendadas por telefone, evitando risco de aglomerações nas unidades. Prateleira utilizada para guardar bolsas de sangue em hemocentro está vazia
SES/Divulgação
Todos os hemocentros do Tocantins estão necessitando com urgência de doações de sangue. A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que as unidades se encontram com estoque insuficiente, sendo necessário o abastecimento de todos os tipos de sangue.
As doações estão sendo feitas com agendamento prévio, garantindo tranquilidade e segurança diante do risco da pandemia de coronavírus. As unidades também seguem os protocolos de segurança estipulados pelo Ministério da Saúde (MS) para evitar aglomerações.
“É necessário que o candidato à doação compareça as unidades do Hemocentro usando máscaras, fazendo a higienização das mãos logo na chegada, não sendo necessários acompanhantes, só em situações determinadas e respeitar os limites que delimitados entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro da unidade”, explicou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar no mínimo 50 Kg. Também não pode estar em jejum e precisa evitar alimentos gordurosos nas três horas antes da doação.
Os doadores ainda precisam apresentar um documento oficial de identidade com foto e no caso de adolescentes entre 16 e 17 anos é preciso de uma autorização dos pais ou responsáveis.
Onde doar
As unidades de coleta de sangue em Augustinópolis e Porto Nacional funcionam de segunda a sábado das 7h às 12h30. Em Palmas, a unidade de coleta anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP) atende de segunda à sexta-feira das 7h às 12h30.
O Hemocentro Coordenador de Palmas, na região norte, funciona de segunda à sexta-feira das 07h às 18h30 e no sábado das 7h às 12h30, assim como os Hemocentros de Araguaína e Gurupi.
Telefones para agendamento:
Palmas: 3218-3232 e 0800-6428822;
Gurupi: 3312-2237;
Araguaína: 3411-2915
Porto Nacional: 3363-5161
Augustinópolis: 3456-1153.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.