MPE vai investigar distribuição de antiparasitário para tratamento de Covid-19 em Tocantinópolis


Prefeitura estaria distribuindo ivermectina até para comunidade indígena na cidade. De acordo com a Anvisa, não há comprovação de eficácia do medicamento contra o coronavírus. MPE vai apurar sobre distribuição de ivermectina pela Prefeitura de Tocantinópolis
A promotoria de Justiça de Tocantinópolis decidiu investigar a distribuição coletiva de ivermectina à população como forma de tratamento contra o coronavírus. O antiparasitário inclusive está sendo distribuído para indígenas da comunidade Apinajé.
Segundo o Ministério Púbico Estadual, a distribuição do medicamento está sendo feita sob o pretexto de prevenção a Covid-19. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe comprovação científica de que o medicamento seja eficiente contra o coronavírus.
A 1ª promotoria de Justiça de Tocantinópolis quer saber sobre inexistência de prescrição prévia por médico ou enfermeiro, a falta de avaliação individualizada do usuário, para fins de adequação da dosagem, além de orientações sobre efeitos, finalidade e uso correto do medicamento.
Entrada da cidade de Tocantinópolis
Divulgação
O MPE informou também que vai investigar a possível invasão de atribuições do Distrito Sanitário Especial Indígena, em razão da prestação de serviços de assistência farmacêutica aos indígenas, além da compra de ivermectina para prevenir doença diferente do uso para o qual o medicamento foi aprovado.
O que diz o município
A Prefeitura de Tocantinópolis informou que ainda não foi notificada sobre o inquérito do Ministério Público Estadual, mas reforçou que o uso do medicamento já é utilizado no tratamento de outros parasitas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.