Tocantins perde mais de duas mil vagas de emprego entre janeiro e maio


Demissões são efeito da adequação das empresas a nova rotina durante a pandemia. Para consultora, setores de logística, financeiro e comercial devem se recuperar mais rápido. Desemprego cresceu no Tocantins em 2020
Reprodução / TV Globo
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o Tocantins fechou mais de dois mil postos de trabalho entre janeiro e maio deste ano. No período, mais de 26 mil pessoas perderam o emprego no estado e apenas 24.183 trabalhadores foram contratados.
Uma das pessoas em busca de uma oportunidade é Josiane Alves, formada em técnica em enfermagem. Ela conta que segue enviando currículo para tentar voltar ao mercado de trabalho. “Envio e-mail para os hospitais, procuro através de amigos que possam me ajudar a arrumar um contrato no estado, município e minhas procuras têm sido assim”, disse. Com a situação financeira apertada, ela chegou a vender parte dos seus eletrodomésticos e hoje faz salgados para conseguir uma renda.
Para a estudante de direito, Iene Soares, que também está a procura de emprego, o tempo disponível tem servido para dar continuidade aos seus estudos. “Eu tranquei porque estava trabalhando no ano passado e não tinha como conciliar porque faltava muito para terminar. Sempre fico olhando as redes sociais onde divulgam vagas de emprego ou então minha irmã que sempre está me mandando as vagas que estão disponíveis”, contou.
Para a consultora de Recursos Humanos Amanda Farrapeira, o cenário do mercado de trabalho aos poucos está se reerguendo. Segundo ela, as empresas estão em busca de profissionais que sejam flexíveis para trabalhar com outras áreas e comprometidos. “Os setores da logística, financeiro e comercial, estão avançando com mais agilidade frente a atual realidade”, ressaltou.
“Primeiro é preciso se manter no controle e entender o que o mercado está pedindo. Muitas pessoas até estão encontrando qualificações e novas habilidades para poder se adequar a esse novo cenário no mercado de trabalho”, explicou a consultora.
Tocantins perdeu mais de duas mil vagas de emprego em 2020
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.