Trabalho de combate à Covid-19 é reforçado em aldeias do TO após mais de 200 diagnósticos


A região de Formoso do Araguaia e cidades vizinhas abriga um dos maiores territórios indígenas do estado, com 1.825 indígenas. Trabalho nas aldeias é reforçado após 253 indígenas serem diagnosticados com Covid-19
O combate à pandemia de Covid-19 foi reforçado nas aldeias da região da Ilha do Bananal, após a confirmação de 253 casos da doença, em indígenas, na última semana. Equipes do Ministério da Saúde estão realizando testes e consultas médicas.
A região de Formoso do Araguaia e cidades vizinhas abriga um dos maiores territórios indígenas do estado, com 1.825 indígenas. O surto de coronavírus em aldeias da Ilha do Bananal começou no final de junho.
“A forma de prevenção que estamos usando é o isolamento social, é manter o nosso povo em nossas aldeias. De uma forma que eles possam ficar e evitar de irem à cidade, e ter prováveis contágios”, afirma o conselheiro das organizações indígenas, Vantuíres Javaé.
Equipes do Ministério da Saúde reforçam trabalho de combate à Covid-19 em aldeias
Reprodução/TV Anhanguera
O secretário de assistência social de Formoso do Araguaia, Delmar Júnior, pede um apoio maior para a realização do trabalho de combate à pandemia. “Formoso está passando por um dos momentos mais críticos de sua história”.
Na última sexta-feira (10) foi confirmada a morte do indígena Juraci Wasari Javaé, de 79 anos, por coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele estava internado no Hospital Regional de Gurupi e morreu na tarde desta quinta-feira (9). Esta seria a primeira morte por Covid-19 entre indígenas no Tocantins.
Para conter o vírus, todas as aldeias estão isoladas, apenas indígenas têm acesso. As entradas para a Ilha do Bananal também estão fechadas.
Laudovina Peireira, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), diz que é preciso tomar medidas urgentes para conter o avanço da doença entre o povo Javaé e Karajá.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *