Samu se une ao Corpo de Bombeiros para reforçar atendimento

Uma nova parceria entre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros colocará à disposição da população do Distrito Federal outras 20 viaturas para atendimento móvel de pacientes da Covid-19. Servidores receberam treinamento na última sexta-feira (10) e iniciam o novo serviço à população nesta segunda (13).

A parceria decorre de uma portaria do Governo do Distrito Federal que instituiu o serviço de atendimento pré-hospitalar. Vinte viaturas do corpo de bombeiros, devidamente equipadas, passarão a ficar à disposição da Saúde para dois tipos de atendimentos aos pacientes de Covid-19: um de suporte avançado, dedicado aos pacientes com quadro grave, que necessitam de transporte para um leito de UTI, e outro dedicado aos egressos destes leitos que ainda necessitam de acompanhamento médico.

Com isso, espera-se dar mais celeridade ao atendimento e agilizar a desocupação dos leitos. “Entramos em um nível muito intenso de transporte e a estrutura ficou sobrecarregada”, conta o diretor do Samu, Alexandre Garcia.

Com a parceria, segundo ele, os bombeiros irão nos ajudar a drenar os pacientes dos hospitais e das UBSs e, com isso, vai permitir mais agilidade à circulação deste paciente, tirando-os das UTI’s, aumentando as vagas e levando os outros pacientes que necessitam destes leitos.

Com a parceria, a frota de atendimento móvel do Distrito Federal foi quase dobrada, passando de 38 viaturas para 58 viaturas.

Na última sexta-feira (10), 36 militares participaram de um treinamento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Samu. Durante o treinamento, os bombeiros receberam instrutórias de ventilação mecânica, cardioversão e desfibrilação, intubação de pacientes com o coronavírus, transporte de crianças e como equipar e desequipar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além das viaturas, o Corpo de Bombeiros também designou médicos e condutores da corporação para este atendimento. Para o coronel Joston Alves, a parceria ajuda a contribuir para a missão do Corpo de Bombeiros.

“Nós vemos como uma forma a mais de estar cumprindo a nossa missão, que é de ajudar a população neste momento de crise. Nossos médicos também são especialistas, mas eles precisam estar atualizados para atuarem ”, afirma.

Agência Brasília

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *