Indígenas de Formoso do Araguaia aguardam há uma semana resultado de testes para coronavírus


Mais de 200 indígenas de aldeias em Formoso do Araguaia fizeram o teste do tipo RT-PCR. Amostras foram enviadas para a FioCruz, no Rio de Janeiro. Indígenas aguardam há uma semana resultado de testes para coronavírus
Mais de 200 indígenas do Tocantins, que moram em aldeias de Formoso do Araguaia, sul do estado, fizeram testes para Covid-19. Os materiais foram coletados há uma semana, mas os resultados ainda não foram divulgados.
Os testes foram do tipo RT-PCR. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Laboratório Central (Lacen) enviou as amostras para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, o qual informou que o material está em análise. O laboratório não disse quando os resultados serão divulgados.
Aldeia Canuanã fica dentro da Ilha do Bananal, no território de Formoso do Araguaia
Polícia Militar/Divulgação
No fim do mês de junho, o G1 fez reportagem sobre um surto de Covid-19 entre indígenas que vivem em aldeias de Formoso do Araguaia. Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), não houve mortes nem casos graves. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município, foram 78 confirmações no dia 27 de junho e no no dia 28, o número saltou para 81 indígenas infectados. Em três dias o total de casos da cidade subiu de 95 para 177.
O Ministério da Saúde afirmou que equipes de profissionais devem chegar ao estado nos próximos dias para investigar como se deu a ocntaminação nas aldeias.
A região de Formoso do Araguaia e municípios vizinhos abriga um dos maiores territórios indígenas do estado, com 1.825 indígenas. Na área existem aldeias dos povos Javaé, Karajá e Avá-canoeiro.
Em 2019, a Justiça Federal, inclusive, restringiu o acesso a uma área de mata da Ilha do Bananal, onde foram avistados indígenas que vivem isolados. A ilha abrange os territórios de cinco municípios, entre eles Formoso do Araguaia.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.