Balsa entre Miracema e Tocantínia terá barreira sanitária após aumento no número de casos


Atualmente Miracema tem 42 casos confirmados e Tocantínia 52. A região também é conhecida pelas aldeias Xerente que ficam na reserva indígena. Barreira sanitária começou a funcionar no porto da balsa
Ronys Rocha/Prefeitura de Miracema
O porto da balsa entre Tocantínia e Miracema do Tocantins, na região central do estado, passou a ter uma barreira sanitária nesta quarta-feira (8). A mesma medida também foi adotada no píer de embarque das ‘voadeiras’, como são conhecidas as embarcações que fazer a travessia de pedestres. O motivo é o aumento de casos de coronavírus na região.
A Prefeitura de Miracema informou que a contenção será feita em parceria com a prefeitura de Tocantínia. Em números totais, Miracema tem 42 casos confirmados de coronavírus, mas a prefeitura afirma que há apenas cinco casos ativos e o restante dos pacientes já teve alta. Já em Tocantínia são 52 pessoas com a doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde sendo que 13 foram confirmados nas últimas 24 horas.
“Como o fluxo de moradores de Tocantínia é grande e contínuo em Miracema, principalmente, na primeira quinzena do mês, por se tratar de um período onde os serviços bancários são mais procurados, a Vigilância Sanitária Municipal, vinculado à secretaria de Saúde achou prudente instalar essa barreira sanitária no Porto da Balsa, a fim de garantir o controle do vírus e a segurança nas duas cidades”, disse o diretor de Vigilância Sanitária de Miracema, Éder Maciel.
Moradores vão passar por medição de temperatura
Ronys Rocha/Prefeitura de Miracema
A barreira funciona de forma semelhante as implantadas em outras regiões do Tocantins. Há questionários epidemiológicos, orientações e medição de temperatura corporal. Pessoas com sintomas são encaminhadas para a realização de testes.
A região de Tocantínia é conhecida também pelas aldeias indígenas que ficam dentro da reserva Xerente, que ocupa parte do território da cidade. Os povos indígenas são considerados mais vulneráveis aos efeitos da pandemia.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.