Funcionários de shopping em Palmas reclamam da falta de ônibus durante horário de pico


Problema tem causado aglomeração de usuários e aumentado risco de contágio do coronavírus. Lojas de shoppings estão funcionando desde 15 de junho e deveriam montar escala de funcionários. Reabertura de shoppings faz fluxo de passageiros aumentar em linhas de ônibus na capital
Os shoppings de Palmas passaram a funcionar a partir do meio-dia para evitar o horário de pico no transporte coletivo de Palmas. A mudança está valendo desde o dia 15 de junho, as empresas de coletivo não se adequaram à mudança, segundo funcionários das lojas. O resultado é aglomeração e ônibus lotados.
“Tá difícil devido aos ônibus. Às vezes um demora, outros passam direto”, disse o atendente Diego da Silva, que trabalha na região sul de Palmas e precisa pegar três ônibus até o trabalho. Ele diz que nem sempre pode contar com o transporte público e já chegou a fazer parte do trajeto a pé.
“Muitas vezes eu venho a pé porque estipula um horário, mas não passa nesse horário. Aí pula para outro, é geralmente assim o aplicativo deles. Eu fico indignado”, disse.
Da estação Apinajé no centro de Palmas, entre 11h e 12h, saem três ônibus em direção a um dos shoppings da capital. Uma das linhas é a que vai até a Universidade Federal. Às vezes não é suficiente e a Paloma Gonçalves conta que e também já seguiu viagem a pé. “Eu não ia esperar até meio-dia, que é o horário que eu entro, aí eu fui a pé”, disse.
Aglomeração de passageiros esperando ônibus que vai para shopping em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Para evitar esses transtornos os shoppings também tem um papel importante, pois na reabertura dos locais as lojas se comprometeram a organizar uma escala dos funcionários.
O horário de saída da Francisca das Chagas, que mora em Luzimangues, é às 20h. Ela diz que voltar para o distrito de Porto Nacional também costuma ser complicado, principalmente no fim se semana. “Quando é 20h não tem mais ônibus para nada, entendeu? Aí nós que dependemos de ônibus como fica a situação? Como vai embora? A gente que depende sofre muito”, disse.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas afirmou que os trabalhadores do shopping da região norte da capital, possuem a linha 120 que é específica para o trecho (Estação Apinajé e Shopping) e ainda a linha 090 (Estação Apinajé e Universidade Federal do Tocantins).
“Vale ressaltar ainda que, neste período de pandemia, a última viagem da linha 120 é às 21h55 (saindo da estação) durante a semana e aos finais de semana é as 20h30, uma vez que as atividades do local se encerram as 20h”, diz nota do município.
Sobre o aplicativo que mostra o horário dos ônibus, a prefeitura informou que é alimentado pelo sistema do Sindicato das Empresas de Ônibus de Palmas, a Seturb. O sindicato foi procurado e ainda deve se manifestar.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.