Aumento na tarifa de energia começa a valer neste sábado (4) em todo estado


Aumento médio foi de 7,17%, mas o reajuste varia conforme a categoria de consumo. Grandes indústrias e empresas terão aumento menor que consumidor residencial. Linhas de transmissão de energia elétrica no Tocantins
Celtins/Divulgação
Começou a valer neste sábado (4) o reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins. O aumento será sentido a partir da próxima fatura. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) calcula o impacto médio para o consumidor em 7,17%, mas o aumento percentual varia conforme a categoria de consumo.
Confira o reajuste por faixa de consumo em 2020:
Os consumidores residenciais urbanos, chamados de Grupo B1, vão ficar com o percentual de reajuste de 7,83%.
O percentual de 8,54% será aplicado aos consumidores cativos de baixa tensão média. Este grupo inclui os consumidores da zona rural (inclusive cooperativas de eletrificação, indústrias rurais e serviço público de irrigação) e pequenos comerciantes.
Para as grandes indústrias, que têm consumo médio de alta tensão, o percentual é menor, de 1,79%.
O aumento da tarifa de energia ocorre durante o período da pandemia de coronavírus, onde muitas famílias tiveram redução de renda ou perderam completamente o sustento. Em 2019, a tarifa de energia tinha apresentado redução média de 0,33% no estado, sendo a primeira diminuição em sete anos. Em 2018, o reajuste médio tinha ficado em 10,13%.
Na quarta-feira (1º) a Energisa informou que houve crescimento nos índices de inadimplência durante a pandemia, após a regra que proibiu desligamentos por falta de pagamento ser aprovada.
A medida começou a valer ainda em março e foi prorrogada pela Aneel até 31 de julho. Apesar da inadimplência, a empresa descartou qualquer risco para o sistema elétrico de forma geral.
Em nota a empresa disse que a homologação da Revisão Tarifária é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Segundo a empresa, a revisão tarifária periódica ocorre a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão, bem como garantir o aumento da eficiência e da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica para a população.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.