São Salvador tem caso de mormo confirmado e total do estado em 2020 sobe para cinco


Os outros quatro casos também foram registrados em cidades da região sul do Tocantins. Animal é uma égua de quatro anos que deve ser submetida a eutanásia. Caso é em São Salvador do Tocantins
Divulgação/Prefeitura de São Salvador do Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) confirmou nesta sexta-feira (3) o quinto caso de mormo em equinos no estado este ano. Desde vez, o diagnóstico foi em uma égua de quatro anos de idade em uma fazenda na zona rural de São Sebastião, no sul do estado. Todos os casos diagnosticados até o momento ficam na mesma região.
O estado estava livre da doença desde 2017. O primeiro caso do ano foi confirmado em fevereiro no município de Formoso do Araguaia, a cidade concentra três casos atualmente. O quarto caso foi em um animal de Dueré.
A égua deve ser submetida a eutanásia. A propriedade foi interditada para o processo de saneamento. Todos os animais do tipo serão testados duas vezes antes que o local possa ser liberado. A confirmação foi feita pelo laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As amostras foram coletadas porque o proprietário tinha feito um exame particular que indicava que o animal poderia estar doente.
Como a doença pode acabar infectado seres humanos, o caso foi informado para a Secretaria de Estado da Saúde.
Em 2017 o número de casos de mormo acabou levando a suspensão de cavalgadas em cinco cidades. Este ano, os eventos já estão suspensos por causa da pandemia do novo coronavírus.
O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.