Salas de urgência e emergência do HGP são isoladas após paciente testar positivo para coronavírus


Os dois ambientes passaram o dia interditados e só foram liberados no começo da noite desta quarta. Secretaria não informou quantas pessoas estavam nos dois locais. Hospital Geral de Palmas – HGP
João Guilherme Lobasz/G1
Pacientes que estavam internados nas salas vermelha e amarela, destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência, no Hospital Geral de Palmas (HGP) precisaram ser isolados depois que um deles testou positivo para o novo coronavírus. O homem em questão deu entrada na unidade com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava assintomático para a Covid-19.
Após o teste do paciente ter resultado positivo todos os pacientes precisaram ser colocados em isolamento e os dois ambientes foram interditados. O G1 havia questionado a Secretaria de Estado da Saúde sobre o problema no hospital ainda durante a manhã, mas a SES confirmou a situação apenas no começo da noite.
Durante todo o dia, foi feito o remanejamento de pacientes e a investigação epidemiológica com quem teve contato com o homem que testou positivo. A secretaria não informou quantas pessoas foram colocadas em isolamento por causa da situação. A direção do HGP informou que foi realizada a desinfecção das duas salas.
O Hospital Geral de Palmas é o maior de todo o Tocantins e é referência para tratamento dos casos de coronavírus no estado.
Veja a íntegra da nota da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o Pronto Socorro e as salas Vermelha e Amarela do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram temporariamente bloqueadas para entrada e saída de pacientes por medida de precaução, para evitar a proliferação do novo Coronavírus. O atendimento foi retomado na unidade por volta das 19h, após ter sido feito o remanejamento e isolamento dos pacientes e a desinfecção dos ambientes.
A decisão foi tomada após diagnóstico positivo de paciente de outra especialidade que havia dado entrada na unidade com suspeita de AVC Hemorrágica, totalmente assintomático para a Covid-19.
Após a detecção da infecção no paciente, imediatamente as equipes de Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foram acionadas para as devidas providências na unidade.
A unidade está realizando investigação epidemiológica entre profissionais que assistiram o paciente mencionado e as demais pessoas que ficaram internadas em ambientes comuns (salas vermelha e amarela).
A SES reforça que tem tomado todas as precauções de modo a evitar propagação da Covid-19 em todas as suas unidades hospitalares. A distribuição de EPIs acontece de forma regular, os profissionais são constantemente capacitados e a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde, por meio da Gerencia de Regulação do Trabalho e do Núcleo de Saúde do Trabalhador, oferecem ainda suporte psicológico necessário para todos que atuam na linha de frente.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *