Benefícios do chocolate em tempo de isolamento social

Além de saboroso, o chocolate proporciona inúmeros benefícios, desde que observada sua composição e consumido com moderação. Quanto maior a concentração de cacau, mais saudável. O chocolate 70% cacau, por exemplo, possui flavonoides, um potente antioxidante capaz de promover bem-estar, aumentar a produção de serotonina e aumentar a saciedade. Segundo a nutricionista Karine Alves, pode até ajudar no emagrecimento.

Hormônio indispensável no sistema nervoso central, a serotonina está diretamente relacionada à sensação de felicidade. Uma pessoa com baixos níveis de serotonina tende a ficar mais nervosa, triste ou deprimida, irritada e decepcionada. Tal deficiência também pode estar relacionada a distúrbios do sono e da alimentação, afirma Karine.

O chocolate amargo tem o poder de reduzir a absorção de gorduras e carboidratos, ajudando a diminuir a resistência à insulina, o que por sua vez controla as variações de açúcar no sangue, diminuindo a fome que costuma aparecer após o consumo de açúcar. Atua, também, diminuindo a produção do hormônio grelina, que tem como função aumentar o apetite.

Com tantos benefícios, se a pessoa não tiver restrições alimentícias em relação ao chocolate, incluí-lo na rotina alimentar diária pode ser um delicioso benefício para a saúde de todo o organismo. Uma porção de até 30g não pesa na balança nem na consciência, e é suficiente para se obter todos os benefícios do chocolate amargo.

Em sintonia com essa busca por saúde conjugada com prazer, a Aguimar Ferreira Chocolateria, empresa brasiliense, lançou uma linha de chocolates funcionais desenvolvida com a ajuda do renomado chef chocolatier Ricardo Arriel e profissionais especialistas em produtos saudáveis. Para oferecer saúde fisiológica, bem-estar e sabor, a barra de chocolate também é rica em antioxidantes, ferro, zinco e magnésio. Produzida com o puro chocolate Belga Callebaut®, a fórmula conta com a manteiga de cacau, ingrediente raro em chocolates de grande circulação, e parte também responsável pela qualidade e sabor da iguaria. Além de dispensar o leite e adjuvantes, os produtos da linha auxiliam no metabolismo, com gorduras poli-insaturadas que agem no controle do colesterol.

 

Para Denise Ramos, especialista em nutrição esportiva, o medo, o stress, a agonia e a ansiedade são sentimentos comuns nesses tempos de pandemia e quarentena. Como as academias estão fechadas e a atividade física comprometida, é compreensível que as pessoas recorram à alimentação em busca de bem-estar e prazer. E poucos alimentos proporcionam essas sensações como o chocolate. “ Lógico que em excesso ele influencia no ganho de peso, mas se consumido com moderação pode ser bastante benéfico para nossa saúde”, reforça a nutricionista.

Denise comenta que estudos relatam que a ingestão diária de chocolate e cacau, em doses controladas, aumentam efetivamente a vasodilatação, reduzem a pressão arterial e reduzem os níveis séricos de insulina. Assim, o cacau e os antioxidantes presentes nele, retardam a digestão e absorção de carboidratos no intestino, ajudando no controle da Diabetes, principalmente a Diabetes Mellitos tipo 2.

Um outro estudo (sempre que falamos de estudos ou pesquisas e bom referenciá-los minimamente) demonstrou que o consumo diário de cacau pode reduzir a probabilidade de derrame. Mas tanto benefício não se encontra dentro de qualquer barra de chocolate. A boa notícia vale apenas para chocolate preto, com altas porcentagens de cacau, flavonoides e teobromina e baixo teor de açúcar, diferentemente do chocolate ao leite ou de outros tipos de chocolate.

 

Sobre a linha de chocolates funcionais da Aguimar Ferreira

A linha de chocolates funcionais Aguimar Ferreira equilibra nutrição e sabor. Produzida com chocolate Belga Callebaut® e manteiga de cacau. A fórmula é sem lactose, com gorduras poli-insaturadas, rica em antioxidantes, ferro, zinco e magnésio. Os produtos foram avaliados e aprovados por referências do mundo fitness, médicos, nutricionistas e celebridades, tanto por sua formulação quanto pelo incomparável sabor do chocolate belga, utilizados na composição da linha de chocolates.

O sabor único desse chocolate aliado a um mix de castanhas nobres e frutas especiais contribuem com uma dieta sem culpa e sem muitos sacrifícios. A linha conta, atualmente, com dois sabores: 70% cacau sem lactose e 54% cacau zero açúcar. As barras são potencializadas com castanhas nobres (macadâmia e castanha do Pará) e frutas especiais (goji berry e blueberry). Já estão à venda em mais de 60 lojas de produtos naturais, suplementos, drogarias, supermercados e atacados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins, além de ser comercializadas pelo e-commerce da empresa para todo o Brasil.

O empresário Alexandre Ferreira, vê um grande crescimento no mercado de produtos saudáveis no Brasil e exterior e já está em fase de pesquisa para lançar mais 12 produtos no mix da empresa focados exclusivamente nesse público.

Alexandre Ferreira

 

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *