Maior peregrinação do Tocantins, Romaria do Senhor do Bonfim é cancelada por causa da pandemia


Romaria é realizada há mais de 200 anos em povoado perto de Natividade.No ano passado, cerca de 500 mil pessoas passaram pela região nos 11 dias do evento. Dom Romualdo durante celebração da missa no Senhor do Bonfim
Elisangela Farias/G1 TO
A diocese de Porto Nacional confirmou na noite desta segunda-feira (29) o cancelamento da edição de 2020 da Romaria do Senhor do Bonfim. O evento reúne a maior peregrinação religiosa em todo o estado e é realizado há mais de 200 anos no povoado do Senhor do Bonfim, perto de Natividade. A tradição é tão antiga quanto o município, que foi o primeiro a ser fundado no território que hoje pertence ao Tocantins.
O motivo do cancelamento é a pandemia do novo coronavírus. Não há como realizar a peregrinação sem que haja aglomerações. No ano passado, por exemplo, a romaria atraiu cerca de 500 mil pessoas nos 11 dias de evento. Ele estava previsto para o começo de agosto.
A tradição é de que os romeiros saem do centro de Natividade a pé ou de bicicleta para ir até o povoado. São 23 quilômetros de distância de um ponto a outro. Como demonstração de fé, muitos optam por percorrer caminhos ainda mais longos, com moradores de Gurupi, Porto Nacional e em alguns casos até Palmas indo ao local caminhando ou pedalando. As distâncias frequentemente chegam próximas a 200 km.
Romeiros caminham até o povoado do Bonfim, em Natividade (TO)
Elisangela Farias/G1
A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país. A Diocese ainda não informou se fará celebrações na internet ou alguma outra forma de homenagem em 2020.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *