Aldeias de Formoso do Araguaia têm surto de Covid-19 e mais de 80 indígenas são contaminados


Casos foram confirmados no último fim de semana. Município informou que está investigando origem dos casos junto com o Distrito Sanitário Especial Indígena. Aldeia Canuanã é fica dentro da Ilha do Bananal, no território de Formoso do Araguaia
Polícia Militar/Divulgação
Um surto de Covid-19 entre indígenas que vivem em aldeias de Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, foi notificado neste último fim de semana. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo município, foram 78 confirmações no sábado (27) e no domingo (28) o número saltou para 81 indígenas infectados. Em três dias o total de casos da cidade subiu de 95 para 177.
Veja os números do coronavírus no Tocantins.
A região de Formoso do Araguaia e municípios vizinhos abriga um dos maiores territórios indígenas do estado. Na área existem aldeias dos povos Javaé, Karajá e Avá-canoeiro.
Em 2019, a Justiça Federal, inclusive, restringiu o acesso a uma área de mata da Ilha do Bananal, onde foram avistados indígenas que vivem isolados. A ilha abrange os territórios de cinco municípios, entre eles Formoso do Araguaia.
As praias da cidade são banhadas pelo Araguaia e geralmente atraem muitos turistas na temporada de férias. Apesar das proibições impostas pelo município, há duas semanas a fiscalização da prefeitura de Formoso e a polícia precisou retirar um grupo de pessoas que estava acampando próximo de uma aldeia.
Fiscalização fez grupo desmontar acampamento das margens de rio
Divulgação
A prefeitura de Formoso do Araguaia informou que está investigando como se deu a contaminação dos indígenas junto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e que está realizando exames nas aldeias para verificar a proporção da contaminação.
O G1 solicitou posicionamento sobre os casos para o DSEI e para a Fundação Nacional do Índio e aguarda resposta.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *