15º Festival Taguatinga de Cinema será inteiramente online

O 15º Festival Taguatinga de Cinema ocorrerá de forma online em 2020 em função das medidas sanitárias para conter a pandemia de Covid-19. O Festival, que por vocação promove o debate sobre as questões urgentes do nosso tempo, tematizadas pelo cinema brasileiro de curta-metragem, decidiu ampliar esse debate através de uma programação variada que estará no ar durante dois meses. 

De 04 de julho a 30 de agosto, serão lançados em nosso site www.festivaltaguatinga.com.br, todos os sábados, às 20h, sessões inéditas com três dos 24 filmes de curta-metragem que compõem a Mostra Competitiva deste ano. Cada sessão será seguida de debate com os realizadores, com transmissão às 21h pela Tarape TV, o canal do Festival Taguatinga de Cinema no YouTube, e pelo nosso perfil no Facebook.

Se, de um lado, não acontecerá, este ano, o encontro presencial, que sempre movimenta muita  energia e alegria, enchendo a sala de cinema com a boa vibração do público de Taguatinga e demais cidades do Distrito Federal, de outro, o festival online levará a sua 15a edição aos quatro cantos do Brasil, exibindo uma seleção de filmes potentes de temática contemporânea, permitindo que o público da internet interaja com os realizadores durante o debate na Tarape TV e no Facebook, por meio de perguntas enviadas nas plataformas. 
 

Votação online
Depois do lançamento de cada sessão da Mostra Competitiva, o público terá até 24 horas para votar nos seus filmes favoritos. O prazo de votação se encerra, portanto, às 21h do domingo, mas os filmes de cada sessão estarão disponíveis no site até o lançamento da próxima sessão, no sábado seguinte. O FesTaguá vai premiar o curta-metragem mais votado pelo público.


Mostras e curadoria popular

Além da Mostra Competitiva, o festival contará com uma Mostra Paralela e uma Mostra Infantil. A Paralela terá quatro sessões com lançamento em todos os domingos de julho, às 20h. Assim como a Mostra Competitiva, os filmes da Paralela estarão disponíveis durante uma semana após a sessão de lançamento e haverá debate com os realizadores ao fim de cada sessão.
Ao lado dos filmes selecionados pela curadoria do festival para as mostras Competitiva, Paralela e Infantil, o Festival também contará com a Mostra Seleção Popular com mais de 400 filmes inscritos. Todos os anos o Festival Taguatinga de Cinema realiza uma mostra online com curadoria popular, permitindo que o público tenha acesso à grande parte da produção brasileira de curta-metragem. Este ano, ela acontecerá simultaneamente ao restante da programação e premiará os três filmes mais curtidos.

Workshops
A programação do Festival Taguatinga de Cinema 2020 terá também workshops online e gratuitos com os seguintes temas: Curso de Elaboração de Projetos Culturais, Vídeo Ensaio e suas Narrativas Criativas, Como transmitir Lives Profissionais a partir de Casa utilizando software livre, Como distribuir seu Conteúdo em Plataformas Digitais,  Introdução à Audiodescrição. Faça já a sua inscrição aqui, gratuitamente: https://festivaltaguatinga.com.br//oficinas.html

Webséries
O público do festival será contemplado também com duas webséries na Tarape TV. As duas têm estreia prevista para o mês de julho. A websérie Pílulas Digitais dará dicas para quem quiser começar a produzir um festival de cinema de curtametragem em sua quebrada. Já a Futuroscopia, projeto ancorado neste presente atípico e desestabilizador, buscará fazer provocações sobre o tempo futuro, suas possibilidades e impossibilidades, buscando nas artes (o cinema em especial), nas diferentes culturas, na ciência aberta e colaborativa, nas diversas vertentes filosóficas e até em tradições espirituais, os fundamentos de suas especulações, considerando que projeções sobre o futuro fazem parte da cultura humana.

SERVIÇO
15º Festival Taguatinga de Cinema

Quando:de 04 de julho a 30 de Agosto de 2020
Onde:  www.festivaltaguatinga.com.br  
Todos os Sábados – Lançamento de novas sessões da Mostra Competitiva
Todos os Domingos – Lançamento de novas sessões da Mostra Paralela e Infantil

– 19h, no Instagram (@festivaltagua): LIVE Palco Virtual com realizadores;
– 20h, no site do Festival: Lançamento de novas sessões de filmes;
– 21h, no site do Festival, Facebook e Youtube Tarape TV: Debate com realizadores;

 
Redes: 
 
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre

Programação em: 
 www.festivaltaguatinga.com.br

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *