Aprenda a fazer uma deliciosa receita de pamonha


A receita é famosa em festas juninas e boa opção para preparar para a família. Confira o passo a passo para fazer uma pamonha caseira doce ou salgada. Veja como preparar uma deliciosa pamonha
As festas juninas deste ano foram interrompidas por causa da pandemia e por causa disso, famílias decidiram fazer a própria festinha dentro de casa. A pamonha de milho é um dos pratos mais famosos e saborosos do São João. E para não ficar só passando vontade, aprenda a fazer sua própria pamonha doce ou salgada.
A empresária Mônica Patrícia de Oliveira produz pamonhas há quase trinta anos e comenta que na hora de escolher as espigas de milho, é a opção de mais qualidade que dará todo o sabor. A cozinheira ensina como fazer uma receita caseira de pamonha.
Confira abaixo os ingredientes
Seis espigas de milho
½ copo de óleo
Pitada de sal
1 copo de açúcar (pamonha doce)
1 colher de sal (pamonha salgada)
Pamonha não pode faltar nas festas juninas, mas você pode preparar em casa
Reprodução/TV Anhanguera
Modo de preparo
Para preparar a mistura da pamonha caseira será necessário um liquidificador para triturar o milho. Com uma faca, separe o milho da espiga e vá acrescentando aos poucos o milho dentro do liquidificador. A trituração deve ser feita com pausas, para não ficar muito lisa. Deixar os gomos de milho em pedaços já é o suficiente.
Após triturar todo o milho, a massa deve ser peneirada e separada em um recipiente. Em seguida, adicione o óleo quente. Para fazer a pamonha doce, escolha a opção de adicionar logo depois um copo de açúcar. Se preferir a receita salgada, coloque então uma colher de sal.
A pamonha doce pode ser recheada com pedaços de queijo fresco, e a opção salgada com carne de sol ou linguiça calabresa. Para montar a pamonha, utilize duas palhas da espiga de milho para colocar a massa. Faça um cone com as palhas e dobre uma das pontas.
Com cuidado, acrescente o líquido e em seguida feche com outras duas palhas finalizando com um elástico para segurar o saquinho de pamonha. Depois é hora de deixar as pamonhas submersas na água para cozinhar.
“A pamonha deve ser colocada em uma água de 180 graus. Você pode colocar a pamonha, e se for na pressão deixa de 15 a 20 minutos e está cozido. Se for sem pressão, é 45 minutos para cozinhar”, explicou Mônica de Oliveira.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *