Pandemia derruba movimento de passageiro em 91% no aeroporto de Palmas


Em maio de 2019 o terminal tinha recebido 49.228 passageiros entre embarques e desembarques. No mesmo período de 2020 o movimento foi de menos de 4 mil pessoas. Aeroporto de Palmas teve grande queda no movimento
João Guilherme Lobasz/G1
A Infraero, administradora do Aeroporto de Palmas, divulgou os resultados do terminal em maio e a queda em relação ao mesmo mês do ano passado chegou a 91%. Em números absolutos o maior aeroporto do Tocantins tinha tido 49.228 passageiros embarcando ou desembarcando em maio de 2019 enquanto neste ano o total ficou em 3.979.
As salas de embarque vazias e o saguão deserto durante grande parte do dia já tinham sinalizado a queda. O resultado é efeito da pandemia do novo coronavírus, que levou empresas aéreas a cancelarem dezenas de milhares de voos em todo o mundo. No Tocantins houve mudanças inclusive nas formas de atendimento, com a praça de alimentação parada e as portas do terminal de passageiros ficando trancadas em alguns horários.
A queda foi sentida também na movimentação de aeronaves na pista. No mês foram 404 pousos ou decolagens na capital, enquanto no mesmo período do ano anterior tinham sido 1.125 operações do tipo. A pista, ao contrário do terminal, segue operando em período integral.
Desde o começo do ano, foram 123.508 passageiros decolando ou pousando em Palmas. Nos cinco primeiros meses de 2019, o total tinha chegado a 236.661, praticamente o dobro.
Apesar de um primeiro semestre complicado, as companhias aéreas sinalizaram que esperam uma retomada nos próximos seis meses, mesmo que de forma gradual. Rotas que estavam paradas estão sendo retomadas e o voo entre Araguaína, no norte do estado, e Brasília está previsto para recomeçar em julho.
Na área do turismo de forma geral, ainda há poucas perspectivas. O governo do estado tem linhas de crédito disponíveis para profissionais da área e enviou representantes ao Jalapão, que é a área que mais atrai visitantes no estado e onde boa parte das famílias sobrevive da atividade. O parque estadual segue fechado ainda por tempo indeterminado.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.