Procura por vacinas diminui nos postos de saúde de Palmas durante pandemia


Nos quatro primeiros meses deste ano, apenas uma vacina, a BCG, atingiu a meta de cobertura. Profissionais da saúde alertam que a imunização cria anticorpos contra várias doenças. Procura por vacinação diminui durante pandemia
Reprodução/TV Anhanguera
Por causa da pandemia da Covid-19, a procura por vacinas diminuiu nos centros de saúde de Palmas. Segundo a secretaria de saúde do município, nos primeiros quatro meses deste ano, apenas uma vacina, a BCG, atingiu a meta de cobertura.
“O primeiro quadrimestre de nossas coberturas estão bem baixas, provavelmente em função disso. A gente está com as nossas vacinas em todas as salas de rotina funcionando normalmente”, disse a gerente da central de vacinas, Elaine Katswinkel.
Em Palmas, até o mês de abril a vacina pentavalente atingiu 88% da cobertura vacinal. Veja como ficou o índice das vacinas:
Pentavalente – 88%
Pneumacócica 10v – 79%
Rotavírus – 68%
Pólio inativada – 62%
Meningocócica – 76%
Febre amarela – 60%
Influenza – 43%
“Quando você está vacinado, você cria anticorpos contra várias doenças. O fato de você deixar de comparecer ao posto de saúde para fazer vacina, você abre precedente para deixar de ter anticorpos para muitas doenças que voltaram a moda”, explicou o médico pediatra Delcides Neto.
Mesmo com a pandemia, a recomendação do Ministério da Saúde é manter o calendário da vacinação das crianças atualizado. “Não podemos por conta do coronavírus esquecer as doenças imunopreveníveis, se não vacinar, elas devem voltar”, enfatizou Eliane.
A bióloga Janekeile Macedo não descuida do cartão de vacinação da filha para evitar doenças que surgem na infância. Os cuidados são redobrados no dia de imunização para garantir a proteção da família contra a Covid-19.
“Tenta deixar ela no ar livre e entrar só na hora da vacina. Procurar sair logo do ambiente, chega em casa, tira as roupinhas, tira tudo e deixa fora da casa”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *