Paciente de Santa Terezinha testa positivo e todas as cidades do Bico do Papagaio passam a ter casos de Covid-19


Município era o único no extremo norte do estado que ainda não tinha sido afetado pela pandemia. Região concentra 25 cidades. Santa Terezinha do Tocantins era a única cidade da região sem casos
Prefeitura de Santa Terezinha do Tocantins/Divulgação
A cidade de Santa Terezinha do Tocantins, no extremo norte do estado, confirmou neste sábado (20) o primeiro caso de coronavírus. O município era o único da região conhecida como Bico do Papagaio que ainda não tinha registros da doença. Com a confirmação, a região passa a ser a primeira do Tocantins a ter todos os municípios afetados pela pandemia. Ao todo, são 25 cidades.
Não foram divulgados detalhes como o estado de saúde, a idade ou o sexo do paciente de Santa Terezinha. No site da prefeitura não constam boletins epidemiológicos e a confirmação foi no boletim estadual da Secretaria de Estado da Saúde, que não detalha todos os casos.
A região do Bico do Papagaio concentra até este sábado 1.407 casos da doença e tem uma incidência de 670,65 contaminados para cada 100 mil habitantes. O número está acima da média do estado, que é de 521,53 infectados para cada 100 mil pessoas.
Nesta área do estado ainda não há leitos de UTI específicos para o coronavírus, já que o Hospital Regional de Augustinópolis, o de referência, ainda está sendo equipado. Os pacientes graves precisam ser encaminhados para Araguaína ou Palmas.
Entre as cidades da região, a pior situação é em Tocantinópolis, que já registra mais de 220 casos da doença. O maior número de mortes é em Araguatins, 16 desde o começo da pandemia. Em 12 das 25 cidades já houve mortes relacionadas ao coronavírus. Sete dos municípios já ultrapassaram a marca de 100 pacientes.
O boletim mais atualizado da SES indica que há casos em 108 dos 139 municípios. Neste sábado, o Tocantins chegou a 8,2 mil casos de Covid-19 e 167 pessoas já morreram pela doença em todo o estado.
Veja os números de cada município no Bico do Papagaio
Aguarnópolis – 104 casos e 4 mortes
Ananás – 22 casos
Angico – 4 casos
Araguatins – 154 casos e 16 mortes
Augustinópolis – 136 casos e 4 mortes
Axixá do Tocantins – 46 casos e duas mortes
Buriti do Tocantins – 62 casos
Cachoeirinha – 9 casos
Carrasco Bonito – 4 casos
Darcinópolis – 162 casos e uma morte
Esperantina – 37 casos
Itaguatins – 85 casos e uma morte
Luzinópolis – 12 casos
Maurilândia do Tocantins – 22 casos e uma morte
Nazaré – 17 casos e 2 mortes
Palmeiras do Tocantins – 54 casos e uma morte
Praia Norte – 76 casos
Riachinho – 5 casos
Sampaio – 64 casos
Santa Terezinha do Tocantins – um caso
São Bento do Tocantins – 18 casos
São Miguel do Tocantins – 125 casos e seis mortes
São Sebastião do Tocantins – 9 casos
Sítio Novo do Tocantins – 116 casos e 4 mortes
Tocantinópolis – 225 casos e quatro mortes
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.