Mais de 30 cidades do Tocantins seguem sem casos confirmados do novo coronavírus


No Bico do Papagaio, que é a área do estado mais afetada pela pandemia, apenas Santa Teresinha do Tocantins não registra casos. Região onde há menor número de municípios impactados é o sudeste. Mapa mostra cidades que não possuem registros do novo coronavírus
Reprodução/Secretaria da Saúde do Tocantins
O boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde mostra que mais de 30 cidades no Tocantins seguem livres de registros do novo coronavírus. A maioria destes municípios está na região sudeste, a menos afetada pela pandemia no estado. Mesmo assim, há cidades como Santa Terezinha, que fica no Bico do Papagaio próximo a alguns dos municípios com mais casos da doença e mesmo assim não possui pacientes confirmados. (veja a lista completa ao final da reportagem)
Todas as cidades da lista são de pequeno porte. As únicas a passar da marca de 10 mil habitantes na estimativa do IBGE são Taguatinga, com 16,6 mil e Paranã, que tem 10,4 mil moradores. As duas ficam na região sudeste.
Taguatinga fica na região sudeste do Tocantins
Divulgação
Chama a atenção na lista a presença da vizinha de Palmas, Aparecida do Rio Negro. Também é possível constatar que apenas duas cidades que ficam no eixo da rodovia Belém-Brasília, que é a estrada mais movimentada do estado, seguem sem casos: Rio dos Bois e Santa Rita do Tocantins.
Como era de se esperar, cidades nas regiões mais isoladas também seguem livres da doença. Mateiros e São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, não têm registros. Não há ligação por asfalto até nenhuma das duas e a única estrada que corta a região é considerada de difícil acesso, além disso o parque estadual está fechado para os turistas. A cidade mais antiga do Tocantins, Natividade, também aparece na lista.
Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins
Divulgação/Prefeitura de Natividade
Na terça-feira (16), ao comentar a informação de que a maioria das mortes pela doença ocorre no interior, o infectologista Flávio Milagres alertou que a população deve continuar atenta, já que a tendência é que a Covid-19 acabe chegando ao interior em alguma momento. “Isso se deve a menor mobilidade desta população, muitas vezes uma população de uma faixa etária mais avançada e que adotaram também um isolamento. Mas invariavelmente há uma tendência dela então ir para essa região do interior do estado”, explicou.
Ele disse ainda que uma das melhores estratégias para combater a doença em cidades com pouca infraestrutura hospitalar é envolver a área da saúde comunitária. “Vai ser extremamente importante a participação dos agentes de saúde. Nós temos como se fosse um exército que pode cuidar dessa população. Monitorando cada morador e se ele tem um fator de risco, se ele tem a necessidade de internação ou não”, disse.
Até esta quarta-feira (17) o Tocantins registrava oficialmente 7.573 pessoas infectadas e 149 mortes. O número de testes realizados na última semana foi praticamente metade do que tinha sido feito na semana anterior. O problema se deve a falta de reagentes para fazer os exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), o que causa preocupação com a possível subnotificação de casos. O estado emprestou o material com a Secretaria de Saúde de Goiás e espera que a situação esteja resolvida nos próximos dias.
Confira a lista de cidades sem registro de casos
Almas
Aparecida do Rio Negro
Araguacema
Bom Jesus do Tocantins
Centenário
Chapada da Natividade
Chapada de Areia
Combinado
Conceição do Tocantins
Cristalândia
Dois Irmãos do Tocantins
Itaporã do Tocantins
Jaú do Tocantins
Lagoa do Tocantins
Lavandeira
Mateiros
Monte Santo do Tocantins
Natividade
Novo Jardim
Paranã
Ponte Alta do Bom Jesus
Porto Alegre do Tocantins
Recursolândia
Rio da Conceição
Rio dos Bois
Santa Maria do Tocantins
Santa Rita do Tocantins
Santa Terezinha do Tocantins
Sucupira
São Félix do Tocantins
São Valério
Taguatinga
Taipas do Tocantins
Tupirama
Tupiratins
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *