Empresários relatam movimento tímido no comércio durante retomada em Palmas


O movimento entre os dias 8 e 14 de junho, a primeira semana da reabertura, foi 11% inferior ao registrado no mesmo período de 2019. Nos dois últimos meses, setor acumulou tombos de mais de 20% no faturamento. Comércio tem queda em abril e maio no Tocantins devido ao fechamento por causa da Covid-19
Os comerciantes de Palmas ainda tentam se adaptar a nova realidade após a reabertura do comércio no último dia 8 de junho. Na primeira semana da retomada, os empresários observaram fluxo de clientes mais tímido e consumidor cauteloso. Entre os dias 8 e 14 de junho a movimentação foi 11% menor que no mesmo período de 2019.
O retorno em marcha lenta preocupa um setor que acumulou dois tombos históricos seguidos. Em abril a retração do comércio na capital foi de 30,9% e em maio chegou a 21,2% com relação ao mesmo período do ano anterior, os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Apesar da preocupação, a CDL considera que o cenário era previsto. “A gente viu esse número com muito otimismo e o que a gente espera é que nas próximas semanas a gente volte a rotina, mas lembrando que o empresário, ele tem que recalcular todo o formato da sua empresa, porque é uma nova realidade”, diz o presidente da entidade Silvan Portilho.
Comércio de Palmas teve queda em maio e abril
Reprodução/ TV Anhanguera
Os comerciantes ainda precisam se adaptar as mudanças estruturais, como rotinas de limpeza alteradas e a obrigação de fiscalizar a quantidade de clientes dentro de cada estabelecimento. Quem investiu nas vendas por internet relata que pretende continuar atuando no segmento, tanto pelo retorno percebido como pelos novos hábitos de clientes que ainda querem evitar deslocamentos.
Estão previstas para os próximos meses repasses dos novos custos nos valores dos produtos. Portilho alertou que o empresário que não ficar atento a nova realidade pode ter uma grande dificuldade para fechar folha de pagamento e fornecedores nos próximos quatro meses.
Nesta segunda-feira (15) Palmas começou a segunda fase da retomada com a abertura de shoppings, bares e restaurantes.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.