Araguatins flexibiliza abertura do comércio em geral e permite retomada de cultos presenciais


Decreto que permite atividades econômicas, sociais e religiosas foi publicado nesta segunda-feira (15). Bares, boates, clubes de festa, escolas e atividade esportivas seguem proibidos. Avenida no centro de Araguatins, no norte do estado
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Araguatins, no norte do estado, decidiu flexibilizar o funcionamento das atividades econômicas, sociais e religiosas no município. Um decreto que trata das regras de reabertura foi publicado nesta segunda-feira (15) e está valendo. Não podem funcionar na cidade apenas bares, boates, clubes de festas, escolas e atividades esportivas em estádios, quadras de esporte e parquinhos.
Araguatins tem mais de 35 mil habitantes e está entre as dez cidades do estado com mais casos de coronavírus e mortes em decorrência da doença. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, são 118 confirmações e 14 óbitos.
Conforme o novo decreto municipal, poderão funcionar:
Lojas e comércio em geral
Distribuidoras de bebidas
Restaurantes e lanchonetes
Academias e congêneres
Cultos, missas e atividades religiosas
Feiras livres
Cada seguimento tem normas específicas, porém há orientações que são como o uso de máscaras, distanciamento de 2 metros, disponibilização de álcool e reforço na limpeza. (Confira todas as regras no decreto municipal)
No caso do comércio em geral será preciso limitar a quantidade de clientes nos estabelecimentos, além de medir a temperatura dos colaboradores.
A realização de eventos religiosos terá a lotação máxima restrita a 50% da capacidade do templo. Os fiéis que fizerem parte do grupo de risco devem ser atendidos de forma domiciliar e quem apresentar sintomas de gripe, resfriado ou febre também não deverá participar dos encontros religiosos.
Fiscalização às normas do decreto será feita pelos órgãos de segurança pública e pelo fiscais do município. Em caso de descumprimento poderá ser aplicada multa de R$ 1 mil a R$ 3 mil.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.