Moradores de Araguaína fazem passeios ao ar livre mesmo após pedidos de isolamento


Cidade teve o primeiro caso de coronavírus confirmado. Decreto do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) permitiu que várias empresas voltassem a funcionar. Moradores passeiam na Via Lago
Reprodução/TV Anhanguera
Vários moradores de Araguaína foram vistos passeando em pontos turísticos da cidade mesmo com a recomendação do isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. A cidade já tem um caso confirmado da doença. Mesmo assim um decreto da prefeitura permitiu que várias empresas voltassem a funcionar.
A movimentação na Via Lago ainda não voltou ao normal, mas muitas pessoas foram ao local para praticar exercícios sem respeitar um limite de distância. O lugar é um dos principais pontos de lazer da cidade e costuma receber centenas de pessoas diariamente.
Francisco Macedo tem 65 anos e faz parte do grupo de risco da Covid-19, mas mesmo assim decidiu sair de casa e conta que não se arrependeu. “Neste momento a gente começa a valorizar o preço da liberdade. Muitos dias confinado, não suportei mais e chamei minha mulher. Estou me sentindo aliviado. Coração liberto, vendo as pessoas, vendo mato”, disse.
Mesmo sabendo do perigo o vigilante Stênio Ribeiro decidiu caminhar no espaço, “A gente não está aguentando mais ficar em casa, então eu saí para fazer uma caminhada que faz bem. É recomendado ficar em casa, aquelas regrinhas, mas a gente não resiste”, disse.
Paschoal Cruz levou o filho para brincar fora de casa e acredita que não é mais necessario ficar isolado. “Eu me cuidei por causa da minha família, mas sempre pratiquei meu esporte. Sou corredor de rua e todos os dias venho aqui. Acho que chega de quarentena”, reclamou.
O parque Cimba foi fechado por tempo indeterminado.
Araguaína foi a segunda cidade do Tocantins a confirmar caso de coronavírus. A paciente tem 26 anos e esteve no litoral do país, além de passar por aeroportos de grande fluxo em São Paulo e Brasília. Conforme o boletim divulgado pela prefeitura, a paciente está bem clinicamente e em isolamento domiciliar com sintomas leves.
Moradores de Araguaína passeiam pelos pontos turísticos mesmo após pedidos de isolamento
Entenda
A movimentação pela cidade aumentou depois que o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) decidiu revogar parte de decreto anterior que determinava o fechamento do comércio. Na manhã da última sexta-feira (27) lojas reabriram as portas e vários funcionários voltaram a trabalhar. Com isso houve maior circulação de veículos e de trabalhadores no centro da cidade.
O prefeito diz ter levado em consideração o pronunciamento em que o presidente Jair Bolsonaro criticou as medidas de isolamento indicadas pela Organização Mundial da Saúde.
Em entrevista à TV Anhanguera o prefeito destacou que apesar da reabertura de estabelecimentos haverá fiscalização do cumprimento do novo decreto na cidade. Ele pediu que os idosos permaneçam em casa.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *