Imagens de drone mostram mancha de poluição se espalhando por ribeirão em Palmas


Vistorias feitas pelo Naturatins e ATS não encontraram nenhum lançamento irregular de esgoto. Amostras de água também foram coletadas na região norte da capital. Mancha verde se espalha pelo ribeirão Taquarussu Grande em Palmas
Marcel de Paula
Imagens feitas utilizando um drone mostram a mancha verde que apareceu no ribeirão Taquarussu Grande, em Palmas, se espalhando até chegar ao lago da capital. As fotos são parte de um mapeamento que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) estão realizando.
A mancha, de acordo com laudos elaborados pela Polícia Civil, é poluição causada pelo lançamento de esgoto não tratado. Conforme as imagens mostram, ela é mais intensa no entorno da estação elevatória de esgoto da BRK Ambiental, no setor Bertaville.
A BRK nega que tenha jogado esgoto sem o devido tratamento no ribeirão ou em qualquer um dos afluentes. Equipes de vários órgãos ambientais estaduais e municipais percorrem há dias às margens dos rios e córregos da região para verificar onde está o problema.
Situação é na região sul de Palmas
Marcel de Paula
Nas vistorias realizadas pelo Naturatins e a ATS desde a última terça-feira (11), nenhum lançamento irregular de esgoto foi localizado na estação ou fora dela.
Nesta quinta, a estação elevatória passou por uma nova vistoria, desta vez com a presença de representantes do Poder Legislativo. A Câmara de Palmas decidiu abrir uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar se a concessionária de água e esgoto da capital tem responsabilidade no caso.
O Naturatins informou que está recolhendo amostras de água para serem analisadas na área próxima da estação do Bertaville. Outras amostras estão sendo recolhidas perto da Estação de Tratamento da Região Norte, que fica na Vila União, perto da Praia das Arnos. O objetivo é comparar as amostras.
Poluição passa por baixo da ponte da Avenida Teotônio Segurado
Marcel de Paula
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *