Projeto da UFT seleciona pessoas com hipertensão para testar tratamento à base de alimentação saudável


Intenção é avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional para o controle da pressão. Podem participar pessoas com o diagnóstico e que tenham idade igual ou superior a 21 anos. Projeto vai avaliar alimentação saudável no controle da pressão arterial
Unsplash
Um projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai selecionar 56 pessoas com hipertensão para tester um tratamento à base de alimentação saudável. A intenção é avaliar, por um período de um ano, a efetividade de uma estratégia nutricional para o controle da pressão arterial de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação é realizada pelo curso de nutrição da UFT em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo e o Ministério da Saúde. Cada um dos selecionados receberá um aparelho para medição de pressão arterial, auxílio de custo para transporte até a UFT, além de lanche nas consultas.
“Teremos duas estratégias diferentes e faremos um sorteio para definir os grupos que serão avaliados em cada estratégia. Essa pessoa vai passar por um acompanhamento nutricional e o objetivo é verificar, após um ano, se teve algum impacto na pressão arterial e nos fatores de risco de risco desse indivíduo”, explicou a coordenadora do projeto Nupress, Sônia Lopes.
Podem participar pessoas com idade igual ou superior a 21 anos; que possuem diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica; com pressão sistólica maior ou igual a 140 mmHg e que não recebem/ receberam orientação há pelo menos seis meses.
Para se inscrever, o voluntário deve acessar este link para fazer a triagem, informar os dados pessoais e responder a um questionário. Também pode entrar em contato pelo telefone 63 3229-4823 ou pelo WhatsApp 63 98470-8631, ou email: nupresspalmasto@gmail.com.
Participam do projeto professores, nutricionistas de Palmas e estudantes de graduação.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

Avatar

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *