Vídeo mostra funcionários de prefeitura jogando lixo dentro de vala em chamas; fumaça atrapalha catadores


Situação do descarte de lixo em Formoso do Araguaia vem sendo alvo de reclamações há vários anos. Prefeitura não quis comentar o caso. Naturatins fala sobre queima de resíduos em lixão a céu aberto em Formoso
Um incêndio no lixão de Formoso do Araguaia, na região sul do estado, tem preocupado os moradores e atrapalhado a vida dos catadores que buscam a subsistência nos materiais recicláveis. Eles gravaram um vídeo mostrando que os próprios empregados da prefeitura alimentam o fogo jogando lixo dentro de uma vala onde o material está queimando.
“Atrapalha porque está prejudicando a nossa coleta porque eles jogam dentro do fogo. Eles não jogam fora igual o outro caminhão”, reclamou o catador Falcão Ferreira.
Os catadores separam o lixo sem qualquer estrutura além de um barraco improvisado e poucos equipamentos de proteção. Só que a situação fica ainda pior por causa da fumaça causada pelo fogo.
“Não consegue, não [trabalhar]. Aqui tem vez de tarde que a gente tem que sair do barraco porque ninguém aguenta. Você vê que está ventando, mas quase não tá aguentando ficar aqui [sic]”, reclamou o catador Cicero Leite.
A situação do descarte de lixo em Formoso do Araguaia é recorrente e foi alvo de um Termo de Ajustamento de conduta entre o Ministério Público Estadual e o município. Foram dados prazos, mas até agora nada foi feito.
Funcionários da prefeitura foram flagrados jogando lixo em vala que está pegando fogo
Reprodução/TV Anhanguera
Até o início do ano o lixão ficava em outra região, mas o local ficou pequeno para quantidade de resíduos e por causa disso o lixo estava sendo despejado em uma estrada rural.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) até deu um prazo para que o problema fosse resolvido. Além disso uma ação na Justiça pede que seja criado um aterro sanitário estruturado para separação do lixo, como prevê a lei. Só que até agora o lixão apenas mudou de endereço.
O novo local também não tem controle de pessoas e todos os tipos de resíduos são descartados juntos. Por isso é possível encontrar lixo hospitalar, orgânico e reciclável. Além de não existirem existem máquinas para compactar o solo.
A reportagem da TV Anhanguera foi até a Prefeitura de Formoso do Araguaia, mas ninguém quis comentar o assunto. Diversas tentativas foram feitas com secretários e representantes do município, mas não houve resposta.
O Instituto Natureza do Tocantins também foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o caso.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

Avatar

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *